Claudio OlivaClaudio Oliva é jornalista especializado em turismo e hotelaria, pós-graduado em Turismo pela Universidade de Barcelona, presidiu a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Editor da Qual Viagem, colaborador em diversos portais de turismo, é também diretor Executivo da Assimptur Assessoria de Imprensa.

Viagem de ônibus: 41% dos brasileiros visitam familiares, 78% escolhem praia para relaxar

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/01/2025 às 07:29.
No Brasil, viajar de ônibus vai além do simples deslocamento: é uma forma de criar experiências e fortalecer conexões emocionais (Annie Spratt via Unsplash)
No Brasil, viajar de ônibus vai além do simples deslocamento: é uma forma de criar experiências e fortalecer conexões emocionais (Annie Spratt via Unsplash)

No Brasil, viajar de ônibus vai além do simples deslocamento: é uma forma de criar experiências e fortalecer conexões emocionais. Uma pesquisa recente da FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário, com mais de 1600 participantes no Brasil, revelou que 41% das viagens rodoviárias no país são motivadas por visitas a amigos e familiares.

Dentre essas viagens, 72% estão relacionadas a celebrações especiais, como casamentos, aniversários e festas de fim de ano; 55% a reuniões familiares e sociais, como reencontros e pequenos eventos; 20% a atividades em grupo; e 4% a relacionamentos à distância.

Os brasileiros têm um comportamento distinto dos europeus quando o assunto é viajar de ônibus. Enquanto na Europa apenas 26% das viagens têm como principal motivação a visita a familiares e amigos, no Brasil, essa é a razão dominante.

“As viagens de ônibus no Brasil são uma extensão das celebrações e momentos emocionais positivos, refletindo a cultura de alegria e acolhimento do país”, afirma Edson Lopes, CEO da FlixBus.

Além das conexões interpessoais, o turismo de lazer ganha destaque entre os brasileiros. De acordo com outro levantamento realizado pela FlixBus com passageiros após suas viagens, 78% dos brasileiros escolhem destinos de praia para relaxar, superando índices registrados na Europa (62%) e na América do Norte (68%). Essa preferência reforça a relação dos brasileiros com lazer e bem-estar.

Preços acessíveis, maior oferta de rotas e horários, e a conexão com destinos menos explorados consolidam o ônibus como um modal essencial para democratizar o turismo regional no Brasil.

“Viajar de ônibus é mais do que ir de um ponto ao outro. Com seu papel central no turismo, o transporte rodoviário se torna um símbolo de
inclusão e celebração, atendendo diferentes perfis e motivações de viagem”, conclui
Lopes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por