Ninguém deseja ser barrigudo ou ter sobrepeso. A estética existe poderosa na cabeça do ser humano, não se pode negar. Por outro lado, é uma questão de saúde e a obesidade é causa de numerosos males que a Medicina busca eliminar. A questão, contudo, não é apenas dos médicos, que sempre procuram evitar consequências danosas.
O desafio dos pacientes que passam por cirurgia bariátrica é flagrante aos olhos e nas preocupações cotidianas. Realizado o procedimento, o cidadão começa a recuperar peso novamente. Acompanhando o fato, o cirurgião Bruno Cortes Gonçalves, aluno do curso de doutorado da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, com colaboração dos demais médicos e equipe multidisciplinar do Ambulatório de Obesidade, projetou um inovador aplicativo, agora denominado Baritrip.
“Em um cenário onde muitos aplicativos de saúde carecem de validação, o Baritrip se destaca por ter sido cuidadosamente desenvolvido e validado por especialistas e pelos próprios pacientes, avaliando e contribuindo para a construção da ferramenta, atingindo um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,99 - índice que mede a concordância entre especialistas sobre a relevância de cada item. É calculado pela proporção de itens considerados relevantes pelos especialistas”.
O Baritrip reúne conteúdos clínicos e educativos de diversas áreas da saúde, promovendo um acompanhamento integral e personalizado aos pacientes. A funcionalidade e usabilidade do aplicativo chamaram a atenção no Congremem, sendo descrito como um marco importante no avanço da mHealth (saúde móvel) no Brasil.
Dr. Bruno Cortes Gonçalves, idealizador do projeto, destaca a importância do reconhecimento e os planos de expansão.
Para o professor da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, Dr. Alexandre Moura, o desenvolvimento do aplicativo é fruto de um esforço coletivo. “Estou orgulhoso de ter orientado o Dr. Bruno neste projeto de doutorado. É gratificante ver o impacto positivo do uso do Baritrip pelos pacientes do nosso Ambulatório de Obesidade. O futuro é promissor, e continuaremos firmes no propósito de oferecer soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas”.
O Baritrip foi apresentado no 36º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – CBEM 2024, que ocorreu em Recife de 11 a 15 de outubro de 2024.