Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Aniversário chegando - 124

Publicado em 20/05/2023 às 06:00.

Não me permito esquecer ou deixar para depois a redação do texto. No dia 21 de maio, comemora-se mais um aniversário da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, a primeira entidade da área de saúde da capital. A capital mineira inaugurada em 1897, e em menos de dois anos, em 1899, apareceu a grande obra pia, concebida segundo os princípios de quem fundara, no ocaso do século XV: a rainha de Portugal, Leonor de Lancastre.

Dispensável talvez, esclareço que Misericórdia é palavra que significa “doar seu coração a outrem”, aos que necessitam, aos carentes, citados por São Mateus, em seu Evangelho. E é o que inspirou a soberana lusitana, depois da morte de seu marido e de seu filho único, em acidente.

Em 15 de agosto de 1498, numa capela anexa à Sé de Lisboa, instalou-se a primeira irmandade da Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia, na época dos grandes descobrimentos e da disseminação do ideal cristão das Misericórdias.

O nascimento da Santa Casa de Belo Horizonte sucedeu à Sociedade Humanitária, da Cidade de Minas, de curta existência. Mas já estava cristalizada a ideia da Santa Casa, as autoridades se uniram, médicos vinham de São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto famílias e pessoas procedentes das regiões mais distantes fluíam em busca de lenitivo e cura de seus males na primeira capital brasileira a servir de sede estadual.

Assim foi. Menos de dez anos após a proclamação da República, a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte começou a receber doentes e atende-los em barracas de lona, antes empregadas pelos operários de obras. De lá para cá, no bairro que se transformou em sede do quartel da força pública, a Santa Casa só cresceu, fruto da solidariedade dos que estavam à frente do empreendimento, desdobrando-se unicamente pela imposição cristã de servir aos que careciam de amparo médico. Associação não oficial procurou ajuda no poder público sempre que necessário.

A Santa Casa de Belo Horizonte é um complexo hospitalar de grandes dimensões, maior do que muitos no gênero. Ocupa várias áreas do bairro Santa Efigênia, presta assistência de elevado nível, conta com mais de 5.500 colaboradores-empregados, goza da confiança da sociedade, a cujos segmentos permanece servindo nas mais diversas especializações. É um orgulho para todos nós.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por