Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

De vida nova

Publicado em 27/12/2024 às 06:00.

O ano ainda não terminou, mas na Santa Casa há contentamento pelo que se fez em favor dos mineiros. Em outubro, a instituição, fundada há 125 anos, havia alcançado a marca de 250 transplantes de fígado, destacando-se mais uma vez como um dos principais centros transplantadores de órgãos em Minas e reafirmando seu compromisso com a excelência no cuidado à saúde. 

Não é para menos. Em 2023, realizaram-se  44 transplantes desse órgão e, até outubro de 2024, somaram-se outros 32 procedimentos, atraindo pacientes de todas as cidades mineiras e mesmo de outros estados. O transplante de número 250 foi o de fígado de uma senhora de 69 anos, moradora de Alvorada de Minas.

Remanescente da paróquia de Santo Antônio do Rio do Peixe, Alvorada de Minas se tornou cidade e município com o nome atual por lei de 30.XXII.1952. Lá, ela esperava na fila, enfrentando complicações graves, até insuficiência renal.

A cirurgia demandou 6 horas, contando com 18 profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta, coordenados pelo chefe do Transplante de Fígado, dr. Agnaldo Soares Lima. Ele considera “o transplante hepático, verdadeira transformação de vida. Muitos chegam em estado grave e, em poucas semanas, recuperam-se, retomam a alegria de viver. Essa é a maior recompensa de nossa profissão. Todos os trabalhos juntos para garantir a melhor recuperação. Esse esforço coletivo é a chave para nossa excelência”.   

A paciente expressou gratidão pela doação e pelo atendimento: “agradeço acima de tudo, a  Deus e a família do meu doador pela expressão de solidariedade. Foi pelo ato de amor e por todo o comprometimento e dedicação de cada profissional da Santa Casa BH que estou cada dia melhor. Vocês me permitiram sonhar outra vez!”.

Desde o primeiro transplante hepático, realizado em 2016, a Santa Casa BH atingiu a marca de 250 transplantes em menos de 10 anos. Atendendo pacientes de mais de 90% dos municípios de Minas, o que diferencia a Santa Casa é o cuidado e o amor dos profissionais. Independentemente dos desafios, todos trabalham incansavelmente para oferecer o melhor atendimento, seguindo o nosso ideal de promover saúde de ponta para todos, afirmou o diretor de Assistência à Saúde, dr. Cláudio Dornas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por