Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Em favor da criança

Publicado em 22/10/2024 às 06:00.

A Santa Casa é tradicional no atendimento de casos raros de pediatria. Lembra-se o exemplo do sociólogo Betinho, que se descobriu portador de hemofilia, bem como o irmão, o celebrado cartunista Henfil, que vieram de Bocaiuva para Belo Horizonte em busca de solução do desafio à não coagulação de sangue, como o herdeiro do trono russo, Alexei. 

Os tempos passaram, não os problemas. Pensando nisso, a instituição, líder no país, acaba de criar um serviço especializado em Hematologia Pediátrica e Transplante Pediátrico, destinado a pacientes infanto-juvenis. Até recentemente, uma equipe mista atendia adultos e crianças, mas agora há uma equipe exclusivamente composta por hematologistas pediátricos, permitindo transplantes no gênero, quando já se realizam cerca de 12 procedimentos por ano.

Os leitos do transplante pediátrico contam com ambiente lúdico, acolhedor e especialmente projetado para crianças, inspirado no “espaço sideral”, paredes decoradas com figuras de astronautas, planetas e estrelas, rompendo com o estereótipo hospitalar e ajudando a minimizar o impacto emocional da internação.

O provedor Roberto Otto Augusto de Lima assistiu ao ato inaugural e conduzido pelo assessor de Relações Institucionais Luiz Antunes, presentes os diretores da instituição, Cláudio Dornas e Carlos Renato Couto, além da superintendente de Relações Institucionais, Raquel Ratton; a gerente de Governança Clínica e Transplantes, Sonale Oliveira e Thaís Azevedo; além da coordenadora da Hematologia Pediátrica, Dra. Raquel Neves, e toda a equipe médica.

Destaque para a presença dos deputados federais, Diego Andrade e Mário Henrique Caixa, que desempenham papel fundamental como "Guardiões dos Transplantes" no projeto "Guardiões da Saúde" – iniciativa da Santa Casa BH que aproxima os parlamentares da instituição e assegura aperfeiçoamento e ampliação nos serviços.

No evento, a Dra. Raquel Neves destacou que, com a criação da nova equipe, a Santa Casa BH se torna o único hospital 100% SUS em Minas Gerais a ter uma equipe transplantadora composta exclusivamente por hematologistas pediátricos, assegurando um atendimento altamente especializado e humanizado para crianças e adolescentes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por