Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Festa de maio

Publicado em 19/04/2023 às 06:00.

No quinto mês deste ano, a temperatura ficará mais aquecida em Montes Claros, a cidade de maior poder econômico do Norte de Minas. Não me refiro ao registro do termômetro, mas ao clima cultural e artístico da região, já que então se realizará ali o II Festival Literário do Autor Montes-clarense, repetindo-se o êxito do primeiro evento.

O programa será cumprido no Centro Cultural Hermes de Paula, de 16 as 21 horas, nos dias 02 a 07 de maio, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Unimontes e sua editora, numa iniciativa e condução da Academia Montes-clarense de Letras e da Academia Feminina de Letras de Montes Claros, embora os promotores do evento sublinhem que quem faz o FLAM é autor montes-clarense.

Na Cidade da Arte e da Cultura, como jactanciosamente os escritores locais vem mostrar, mais uma vez, que a vocação literária de Montes Claros mantém-se viva e vigorosa, depois de ter dois de  seus filhos: Cyro dos Anjos e Darcy Ribeiro elevados à Academia Brasileira de Letras. Tanto é verdade que, no final ao ano passado, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, transferiu simbolicamente a sua sede para MOC.

Como na edição anterior, a Organização do 2º FLAM está programando atrações culturais do interesse da indústria livreira e da população local. Haverá lançamentos de livros, Livraria 2º FLAM de autores montes-clarenses, mas também é aberta a autores mineiros presentes ao evento, haverá ainda palestras, shows, rodas de conversa, oficina criativa, Trilha da Leitura, documentários e afins, para enriquecer o Festival.

A Livraria FLAM de 2022 foi uma festa de livros raros, há décadas fora do circuito e que, a população, atendendo ao pedido da Organização do evento tirou das gavetas e ofereceu ao público leitor obras de grandes escritores. Foram sessões de raro deleite para quem teve a sorte de adquiri-los a preços módicos. Este ano o feito se repetirá. 

O ambiente do Centro Cultural  contará com nova identidade visual, criada por Júnia Rebello, sobre a marca do ano passado, enfatizando as cores das duas academias: azul e lilás, para chamar a atenção de autores e leitores para que participem dessa festa do intelecto, com incentivo à cultura e ao conhecimento.

Serão lançados 12 livros para adultos, sendo dois em cada noite e quatro para crianças e adolescentes à tarde. Os autores deverão ser montes-clarenses nativos ou moradores na cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por