Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Livros em destaque

Publicado em 10/08/2024 às 06:05.

Feliz a iniciativa da Academia Mineira de Letras, cujo presidente idealizou o lançamento coletivo de obras publicadas nos dois anos precedentes, nos salões da entidade, na rua da Bahia. Neste 2024, pela primeira vez, cumpriu-se o projeto com apresentação de dez livros publicados em 2022 e 2024, com acesso gratuito ao público, o que despertou especial atenção, segundo Jacyntho Lins Brandão, dirigente do sodalício. 

Na primeira edição do Lançamento Coletivo, para dez autores mineiros, e um paulista, eles tiveram oportunidade de apresentar sua obra ao público, por quinze minutos, sob forma de leitura de trechos, comentários ou rodas de conversa.

A proposta é contemplar, fomentar e divulgar a riqueza da produção literária, sobretudo a mineira. Jacyntho argumenta que a Academia recebe com frequência pedidos de lançamentos de obras em seu auditório, com nome sempre que possível individualizado, dado ao elevado número de autores.  

Considerando a variedade e importância das publicações, principalmente em Minas, a Academia passará a organizar, no final de cada semestre, um lançamento amplo no contexto do Livro do Mês, projeto já em execução.

Assim, este ano, no programa inicial, foram expostos e apresentados: “Meus tempos de criança”, publicação organizada por Margareth Santana, com capa de Manuela Liquito e ilustrações de Edra, Juarez Leite, Marcial Ávila, Maurizio Manzo e Ana Clara Carvalho- Editora Literíssima (2023); “Vida de livreiro”, de Guilherme Leite, ilustrações de Diego Moreira (fotógrafo), Editora do autor (2023); A gripe, de Lúcio Adolfo, Editora Sagitas ( 2023); “É Impossível Você Morrer Antes de Mim”, de Eduardo Lucas Andrade, ilustrações de Nath, Editora Literatura em Cena ( 2024);  “O Homem da chuva”, de Brunno d’Almas, Editora Urutau (2023); “Dos que vão morrer, aos mortos”, de Rafael Sette Câmara, Editora Urutu (2023); “O enigma da rosa”, de João Victor de Melo, capa de Daniela Penedo, Editora Viseu (2023); Sociedade contemporânea: “Entre o prazer e angústia”, de Fernando Raine, Provérbio Editora ( 2024); “Só & Companhia”, de Ana Chiarini, Editora Patuá (2023) e “O homem de calcinha”, de Seu João Xavier, editora do autor (2024).  

O  projeto como um todo é patrocinado pelo Instituto Unimed, associação sem fins lucrativos que, no ano passado, completou  20 anos de atividades e promoções de projetos socioculturais e socioambientais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por