Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Presente pré-Natal

Publicado em 30/11/2024 às 06:05.

Eu mesmo observei que venho escrevendo muito sobre câncer neste espaço. Mas constatei preliminarmente que esta pesquisa da Agência Brasil, em setembro de 2023, já revelara que metade das mulheres entre 40 e 50 anos não realizaram mamografia nos 18 meses mais recentes. Ademais, 60% das entrevistadas acreditavam que o autoexame seria a principal medida para detecção precoce do mal. Aprendi, assim, que – embora o autoexame seja importante – é a mamografia que realmente detecta tumores em estágios iniciais, muitas vezes imperceptíveis ao toque.

Pude, deste modo, avaliar a importância da Unidade Móvel de Saúde, mantida pela Santa Casa BH, através da Carreta da Família e de seu Instituto de Oncologia, com a CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio –, que está visitando o interior do Estado, equipada com mamógrafo, raio X e dermatoscopia, além de profissionais da área. 

Outra curiosidade adicional: o coordenador da Carreta da Família Santa Casa BH tem o nome de João Bontempo, fortalecendo a expectativa do paciente. Digo mais: A ação ganha mais relevância no cenário da Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama, que expõe uma realidade preocupante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registrar até 2025 cerca de 73.610 novos casos da doença, com taxa de mortalidade anual de 18 mil mulheres.

A Carreta já passou por Serro e Santana do Riacho, onde realizou 689 procedimentos e atendeu 611 pacientes, demonstrando o impacto do projeto. Em Serro, foram realizadas 233 mamografias em apenas cinco dias, quase atingindo a cota anual do município. Já em Santana do Riacho, 272 pacientes foram atendidas, com a realização 153 mamografias. 

Além de realizar exames, a Unidade Móvel de Saúde também tem uma importante função educacional. Durante as visitas, a equipe do Instituto de Oncologia orienta profissionais de saúde da Atenção Primária das cidades e conscientiza a população sobre a importância da prevenção e da identificação precoce de casos suspeitos da doença, agilizando o acesso aos serviços oncológicos habilitados em Minas Gerais. 

Fruto da parceria entre a Santa Casa BH e a CAPE, a Carreta da Família foi adquirida por meio de investimentos próprios das duas instituições, além do apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para o custeio de toa a operação do projeto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por