Manoel HyginoO autor é membro da Academia Mineira de Letras e escreve para o Hoje em Dia

Sepúlveda e Sabará

Publicado em 08/07/2023 às 06:00.

Todos os que o conheceram renderam homenagem ao ensejo do falecimento do advogado José Paulo Sepúlveda Pertence, em Brasília, no último 2 deste mês. Manifestações de pesar emanaram de todas as fontes, expressando o sentimento pelo adeus de um dos grandes juristas brasileiros do século XX e XXI.

Dentre outras matérias em que teve atuação brilhante e decisiva, estão a garantia de direito de voto a jovens de 16 anos, a implementação do voto eletrônico, além de ter relevante papel em favor do diálogo no país e defesa do Estado Democrático de Direito, o que lhe valeu a cassação no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, durante a ditadura militar.

Íntegro e respeitado, brilhante como jurista e corajoso como brasileiro patriota, influenciou positivamente gerações dos nascidos neste país. O ministro Gilmar Mendes, do STF, ressaltou: “Pertence atuou na resistência à ditadura, na reconstrução democrática, na defesa da Constituição de 1988 desde sua promulgação. Sua situação como Procurador-Geral da República e como Ministro do STF foi marcante. Tenho orgulho de ter sido seu colaborador na PGR e colega no STF”, afirmou o magistrado.

Sepúlveda Pertence nasceu em 21 de dezembro de 1937, em uma das três primeiras vilas criadas na região e soube honrar a sua Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará, cuja primitiva jurisdição compreendia toda a parte do território da Capitania, menos Vila do Carmo, Mariana, e Vila Rica, outro Preto, presentemente.

Aliás, um outro Sepúlveda ficou intimamente vinculado à história de Sabará. Foi o médico Joaquim Aureliano Sepúlveda, nascido em Salvador, em 1861, que veio exercer clínica geral e se instalou na histórica cidade para sempre. Ali teve atuação elogiada como servidor da Santa Casa Local, conforme relatório do diretor Zoroastro Passos.

Segundo Pedro Salles, historiador da medicina na capital, Seúlveda exerceu a clínica geral, mas também foi pioneiro em oftalmologia, realizando uma cirurgia famosa, de primeira catarata congênita por aqui. É autor de uma tese sobre “amputação nas feridas por arma de fogo com fraturas” e foi Delegado de Higiene em Sabará, quando irrompeu grave epidemia de varíola, que lhe custou a saúde.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por