Ana Carolina Barbosa Duarte*
Já é sabido que pessoas com boa saúde mental conseguem utilizar ao máximo o seu potencial, lidam com o estresse normal da vida e são mais produtivos em seus trabalhos. No entanto, o que talvez você não saiba é que a alimentação pode ajudar a melhorar sua saúde mental e emocional. Ter a saúde mental em dia é provavelmente o desejo da maioria das pessoas e na mídia, temos uma avalanche de promessas feitas pela indústria dos suplementos alimentares, vendendo o sonho de, por meio da alimentação, melhorar nossa memória, nossa capacidade de aprendizado, nossa performance em várias áreas da vida. Promessas essas que não se realizam por meio da suplementação e sim por vários outros fatores, como alimentação saudável, sono de qualidade, hidratação, atividade física, lazer, entre outros.
Em se tratando de alimentação, não basta comer bem! Veja estas dicas podem fazer toda a diferença na sua saúde mental:
1º passo: entender como o organismo vê o alimento! O nosso organismo conhece o nutriente que tem no alimento. Para que o nutriente seja realmente aproveitado e exerça suas funções, nosso organismo precisa receber o nutriente que vem de um alimento bem triturado. Para que isso aconteça, a mastigação é fundamental.
Somente mastigando bem os alimentos é possível extrair os nutrientes e nutrir as nossas células (inclusive os neurônios!). Se a mastigação não acontecer de forma eficiente, aquele alimento mal mastigado pode causar diversos transtornos ao nosso organismo, como irritabilidade, alteração de humor, agitação, aumento dos níveis de estresse e de ansiedade.
2º passo: entender que nem tudo que comemos são alimentos. Produtos alimentícios contendo aditivos (ex: corante, aromatizante, conservante, acidulante, adoçante) podem causar ou intensificar os transtornos mentais mencionados acima.
3º passo: incluir alimentos naturais no dia a dia: arroz, feijão, carne e salada. Estes alimentos possuem ferro e vitaminas do complexo B que auxiliam no bom funcionamento cerebral. É o básico bem feito que funciona. Além disso, consumir água em quantidade adequada é fundamental para que estes nutrientes sejam absorvidos pelo nosso organismo.
4º passo: Evitar bebida alcoólica. O álcool atrapalha a absorção de vários nutrientes e pode levar a perda da saúde mental.
Abaixo, uma receita de tempero caseiro para substituir os temperos prontos (ricos em aditivos):
Tempero caseiro (chimichurri)
Ingredientes:
1 xícara (chá) de cebola em flocos
1/2 xícara (chá) de salsinha desidratada
1/2 xícara (chá) de orégano desidratado
1/2 xícara (chá) de cebolinha desidratada
1 xícara (chá) de alho desidratado
1 colher (sopa) de pimenta calabresa e/ou pimenta do reino em pó
1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:
Misture tudo e guarde num pote bem fechado.
* Nutricionista e mestre em Ciências dos Alimentos – Profa. da faculdade Kennedy de BH