Como você planeja envelhecer?

Publicado em 17/10/2024 às 06:00.

Laila Carline Gonçalves Rezende*

A população brasileira aumentou sua expectativa de vida. Estamos vivendo mais tempo, o que é incrível, mas nem sempre o aumento do tempo vivido vem com algo fundamental: a qualidade de vida. 

Todos querem envelhecer bem, autônomos, sem precisar de outras pessoas para fazer suas atividades básicas diárias, mas pouca gente se preocupa em começar este movimento agora. Independentemente da sua idade, adolescente, jovem, adulto, idoso, não importa: é sempre tempo de começar a plantar bons frutos para colher quando mais velho. 

Um importante preditor de qualidade de vida é a massa muscular. Com a diminuição da atividade física, maior tempo de telas e todo sedentarismo da vida atual, ficamos defasados em massa muscular. Tenho atendido muitas pessoas em consultório que começaram atividade física e dieta saudável não por motivos estéticos, mas para ganhar massa muscular e ter uma vida mais saudável hoje e na terceira idade. 

Assim como fazemos poupança para termos uma vida financeira mais tranquila, devemos fazer uma “poupança” de massa muscular para nossa terceira idade também. Conseguir se locomover sem ajuda dos outros e fazer suas atividades diárias como ir ao banheiro, sentar, levantar, evitar quedas, tudo isso precisa de massa muscular para ocorrer.  

A Nutrição pode auxiliar muito neste processo, visto que um ganho de massa adequado ocorre com uma dieta prescrita por nutricionista em conjunto com exercícios físicos prescritos por profissional qualificado da área da atividade física. 

Uma alimentação saudável  previne muitas doenças comuns na terceira idade, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas no geral. Nosso estilo de vida hoje é o que vai garantir nossa saúde daqui a alguns anos.  

Muitas pessoas desanimam pois têm uma rotina corrida e não veem resultados imediatos  quando começam a ser mais saudáveis, mas a ciência é bem clara neste sentido: tenha uma alimentação saudável hoje, pratique atividade física correta para seu corpo e colha os frutos de um processo de envelhecimento mais tranquilo, saudável e feliz. 

Sempre é tempo de começar uma nova vida, em qualquer idade. Portanto, não vale adiar. Comece hoje , aos poucos, e vá melhorando ao longo do tempo. Daqui a alguns anos com certeza você vai  pensar: que bom que comecei! Afinal, todos nós merecemos saúde e felicidade, em todas as épocas de nossas vidas!

*Nutricionista, mestre em Ciência de Alimentos UFMG, professora de Nutrição das Faculdades Kennedy 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por