Como transformar uma demissão em sucesso

Publicado em 09/07/2022 às 06:00.

Mauro Condé*

“Não existe nada pior na vida do que trabalhar para um chefe que não deseja o seu sucesso”. Jack Welch.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes filmes disponíveis em canais de streaming.

Eles me levaram para paisagens cenográficas na cidade de Austin, Texas, Estados Unidos, onde fui recebido por Jon Favreau, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Sempre aguarde um tempo, nunca julgue um evento durante sua ocorrência pois, na vida, sorte ou azar depende do que vem depois.
Favreau é o ator que interpreta Casper, um grande chef de cozinha no consagrado filme Chef, disponível na Amazon.

Uma baita história inspiradora para tempos de crise como os de hoje, onde imperam incertezas amparadas por más notícias como inflação e juros altos, combinados com desemprego e perda de poder aquisitivo e baixo crescimento da economia.

No filme, Casper tem a vida dos sonhos, emprego e família estáveis que lhe proporcionam muita alegria de viver e felicidade.

Até o dia em que ele se vê obrigado a contrariar seus valores e crenças pessoais e profissionais para obedecer a uma ordem do seu chefe autoritário, no dia da visita de um influente crítico gastronômico para avaliação do restaurante onde trabalha.

Tal situação gera consequências negativas para Casper e ele acaba perdendo o emprego e depois a família, a autoestima e mergulha profundamente em uma situação de isolamento, solidão, muita tristeza e depressão.

E durante todo o filme Casper é visto tentando se levantar do tombo, correndo atrás da recuperação da sua autoestima e de uma oportunidade para se recolocar e encontrar o verdadeiro sentido de sua vida.

Um belo filme, ao melhor estilo “road movie” onde o Chef de Cozinha atravessa lindas paisagens dos Estados Unidos em busca do seu sonho, acompanhado pela melhor trilha sonora da música latina.

Chef usa a gastronomia e a culinária para nos ensinar uma grande lição – a de que a vida é uma viagem repleta de obstáculos que podem ser transformados em graves problemas ou grandes soluções, e o que determina este resultado são as nossas atitudes perante as dificuldades.

Como dizia Steve Jobs, cair do cavalo todo mundo cai um dia na vida. O importante não é o tombo, mas a velocidade em que você volta para a sela.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por