Confiança entre médico e paciente

Publicado em 30/10/2018 às 22:08.Atualizado em 28/10/2021 às 01:31.

Carlos Henrique Mascarenhas Silva*

A prática da medicina proporciona encontros inesquecíveis, tanto na trajetória dos médicos como também na de pacientes. Mas na obstetrícia e na ginecologia, em particular, o vínculo criado é ainda mais significativo e tocante.
A oportunidade de cuidar e ajudar as mulheres a ter saúde ao longo de sua vida é para nós, médicos ginecologistas, motivo de muito orgulho. Lidamos cotidianamente com o que há de mais belo na humanidade, que é a geração da vida.

Para nós, o mês de outubro é duplamente especial, já que comemoramos no dia 18 o dia do médico e, no dia 30, o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra, em referência à data de fundação da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia(Febrasgo), em 1959. Nos dignifica cotidianamente a confiança estabelecida entre nós e as pacientes, quando nos dispomos a dar assistência nas mais diversas situações a que somos chamados a colaborar, opinar e decidir.

Mantemos a calma e o profissionalismo, mas também nos emocionamos junto às famílias no acompanhamento pré-natal do(a) sonhado(a) filho(a), assim como nos partos. 

A ginecologia é uma especialidade médica completa, pois atuamos na prevenção e cura de doenças, no monitoramento da saúde da mulher, desde a sua infância/adolescência, até na senilidade, tendo profissionais que atuam nas áreas clínica e cirúrgica.

O respeito às necessidades dos nossos clientes e paciente é uma condição indispensável para o adequado exercício da medicina. Nós médicos temos de estar ao lado de nossos pacientes, buscando garantir a sua integridade e o seu bem-estar, tanto físico quanto psíquico. Nestas atitudes mostramos a todas as mulheres nossa cumplicidade e compromisso irrestrito em praticar a melhor medicina em nossos consultórios e hospitais.

Por isso, a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), com quase 1.400 médicos participantes _ trabalha constantemente para a permanente atualização científica dos médicos, na valorização da profissão, buscando também junto aos órgãos públicos a estrutura técnico-administrativa para que as mulheres sejam atendidas com qualidade e eficiência quando precisam, mas também com respeito.

*Presidente da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por