Home office é mais prático, mas também deve ser saudável

Publicado em 01/05/2024 às 06:00.

Celso di Lascio*

A rotina de quem tem um trabalho presencial envolve desafios que começam antes de entrar na firma: tomar banho, se arrumar, dirigir ou pegar a condução até o local... no fim do expediente, dependendo do horário e do itinerário, o cansaço ainda é reforçado por um engarrafamento indesejado, ônibus cheio e todas as demais barreiras que separam o trabalhador do seu doce lar.

Considerando todos esses fatores, o home office foi uma revolução. Muitas funções do mercado podem ser realizadas de casa mesmo, dispensando os contratempos decorrentes do vaivém que separa a casa e o trabalho.

Para quem se adaptou tranquilamente a esse novo ambiente corporativo, não há nada como acordar um pouquinho mais tarde, tomar um café e iniciar a jornada ali mesmo, a no máximo alguns metros da cozinha.

Porém, por mais confortável que isso possa parecer, há um lado ruim que nem todo mundo leva em consideração: estar o tempo todo dentro de casa interfere na alimentação, pode provocar dispersões e conflitos com as responsabilidades domésticas. Para quem divide o tempo com os filhos, a concentração e a saúde física e mental também podem ficar comprometidas.

Por isso, a primeira dica para “sobreviver” ao home office é manter-se num nível de relaxamento que elimine seu estresse. Por mais que esteja em casa, os problemas internos devem ser esquecidos durante o trabalho. A melhor forma de fazer isso é estar num ambiente limpo e confortável. Antes de começar o expediente, dedique alguns minutos a preparar a mesa e seu entorno. Em outras palavras: organize-se!

Além disso, é muito importante cuidar da ergonomia, ou seja, das condições de trabalho que também vão interferir no seu conforto. A cadeira deve ser confortável e ajustada a uma posição correta, a altura da mesa adequada à sua altura e o ambiente suficientemente arejado e silencioso.

Lembre-se de que, embora o local de trabalho seja a sua própria casa, essas condições seriam igualmente exigidas na empresa.

Outro cuidado é com a alimentação. A tentação de estar perto da despensa ou da geladeira pode te induzir a beliscar algo com frequência enquanto se está trabalhando. Para evitar isso, o melhor método é lançar mão da disciplina: estabeleça previamente os horários para se alimentar, e evite fazer uso de refeições pesadas nesses períodos. Apenas hidrate-se constantemente.

Pode ser difícil fazer isso, mas concentre-se no trabalho e tente esquecer que a comida está perto de você. Aja como se estivesse na empresa.

Como trabalhar em frente ao computador exige esforço da vista, reserve pequenos intervalos para um rápido relaxamento. Esse momento também deve ser rigoroso, tendo em vista que você pode aproveitá-lo para executar outras atividades para além do trabalho. Não há problema desfrutar da própria cama para esticar o corpo, desde que não caia na tentação de permanecer por mais tempo do que o necessário. Afinal, disciplina é o fundamento nº 1 para quem atua no home office.

O principal desafio pra quem trabalha em casa é manter a disciplina. Definir na agenda ou consigo mesmo a hora de comer, de encerrar o trabalho e de resolver alguma coisa de casa é a premissa necessária para que o job e a saúde (além das tarefas domésticas) convivam pacificamente. Dá pra conciliar tudo isso de maneira adequada, mas é necessário antes de tudo concentração. Ou o presencial não serve para você?

* Médico da You Saúde

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por