O que ensinar hoje aos filhos e netos para que eles ganhem muito dinheiro no futuro

Publicado em 20/01/2024 às 06:00.

Mauro Condé*

“Preço é o que você paga. Valor é o que você recebe pelo que pagou”... Warren Buffett.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre Administração.

Eles me levaram para Fortaleza, Ceará, onde fui recebido pelo Professor Luciano Guerra, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Ensine, de forma lúdica, os conceitos básicos de contabilidade para seus filhos e netos... faça isso hoje e evite que eles se tornem grandes empreendedores falidos na fase adulta.

O professor Guerra é autor do livro “Contabilidade Para Crianças Ou Quase”.

Segundo o IBGE, mais de 80% das empresas não completam 1 ano de vida.
Ensinar contabilidade básica para crianças é um jeito inteligente de evitar que esta tragédia se perpetue.

Assim como ninguém jamais terá sucesso gerenciando uma empresa num país estrangeiro sem falar a língua local, ninguém jamais crescerá tendo sucesso nos negócios sem aprender pelo menos 40 horas de contabilidade gerencial básica (a língua dos negócios bem sucedidos).

A contabilidade ensina a administrar o dinheiro e a riqueza de uma pessoa, seguindo toda a lógica e o fluxo deste dinheiro... primeiro ganhar para depois gastar de forma inteligente, de modo a aumentar o que se ganha.

Eu defendo o ensino lúdico desta matéria tão vital para a administração em tempos de inteligência artificial.

Sonho em fazer com que as crianças aprendam, o quanto antes, a arte de captar dinheiro passivo (seja capital próprio e/ ou capital de terceiros) a fim de gerar um outro tipo, o capital operacional derivado da gestão eficaz dos escassos recursos de uma empresa bem sucedida.

E que elas possam aprender a aplicar este dinheiro captado, no lado do passivo da empresa para investi-lo do outro lado em ativos rentáveis da forma mais inteligente possível, gerando sempre mais caixa e contas a receber em troca da alocação ótima de capital (gestão inteligente de estoques, funcionários, processos e contas a pagar).

Que elas aprendam o quanto antes que não se deve captar dinheiro passivo de curtíssimo prazo para aplicá-lo em ativos de longuíssimo prazo, pois este é o caminho da falência de muitas empresas dos sonhos de empreendedores muito inteligentes que não foram treinados em contabilidade básica quando jovens.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por