Sabe o que gera mais pânico do que a morte?

Publicado em 27/04/2024 às 06:00.

Mauro Condé*

“Burocracia é quando alguém te apresenta um problema para uma solução” ... Peter Drucker.

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes filmes cults disponíveis no streaming do À La Carte - do Cine Belas Artes.

Eles me levaram para Havana, Cuba, no ano de 1966, onde fui recebido por Tomás Gutiérrez Alea, o famoso Titón, a quem fui logo pedindo:

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

- Diariamente despreze e ridicularize a burocracia que te cerca... pois não existe nada mais inútil do que perder muito tempo fazendo uma coisa que não precisa e não serve para nada.

Alguma vez, você já viveu uma história de horror provocada pelo sentimento de impotência ao esbarrar com uma burocracia irritante?

Então vai se deliciar com esta comédia de humor negro, com toques de surrealismo e comédia pastelão ...“A Morte De Um Burocrata” de autoria de Titón ... premiado cineasta cubano.

O filme conta a inacreditável história de um atencioso e equilibrado sobrinho que, educadamente, se oferece para acompanhar a tia numa simples ida até uma repartição pública para registrar o pedido de pensão do marido, recém falecido.

Várias cenas adiante, o solícito sobrinho é visto sendo perseguido por uma ambulância, dentro da qual três fortes enfermeiros empunham uma camisa de força, na tentativa de imobilizá-lo e levá-lo para o hospital psiquiátrico.

Curioso pra saber como o jovem acaba nesta situação?

Tudo por causa do burocrata da repartição que nega o registro da pensão por falta de um documento essencial para o processo... a carteira de trabalho do falecido.

Aos prantos, a tia confessa tê-la colocado no bolso do paletó do defunto, como uma lembrança de uma vida dedicada ao trabalho.

Não aceitando uma segunda via, o burocrata sugere que a família volte até o cemitério e peça a exumação do cadáver, a fim de recuperar a carteira.

Voluntarioso, o sobrinho se oferece para desembaraçar o problema e, sem querer, acaba caindo dentro de uma teia gigante, onde burocratas sem fim, armados de formulários, carimbos e papéis por todos os lados, conseguem deixá-lo descontrolavelmente louco.

O que poderia acabar com uma mísera e simples solução se torna na maior novela cubana, onde o personagem principal descobre a existência de algo que gera mais pavor e pânico do que a morte ... a irritante burocracia do mundo dos vivos.

* Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por