Rádio PatrulhaEscrito pelo jornalista Gledson Leão, RP aborda temas que viraram destaque no Brasil e no mundo.
Telona

19º CineOP começa nesta quarta celebrando filmes de animação brasileiros

Na noite de quinta-feira, serão exibidos diversos curtas-metragens animados para ilustrar a temática histórica desta edição da Mostra

Publicado em 19/06/2024 às 10:41.
Filme Meow!, do diretor Marcos Magalhães (Divulgação)

Filme Meow!, do diretor Marcos Magalhães (Divulgação)

A cidade Patrimônio Histórico da Humanidade recebe nesta quarta-feira (19) a 19ª edição da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que vai até o dia 24. Com toda a programação gratuita, serão exibidos 153 filmes em pré-estreias e mostras temáticas (15 longas, 1 média e 122 curtas-metragens) em 31 sessões de cinema divididas no Cine-Praça, em plena praça Tiradentes, e no Cine-Teatro, Centro de Convenções; Encontro de Arquivos, Encontro da Educação, debates, rodas de conversa e lançamentos de livros; e atividades artísticas, como exposições, apresentações musicais e festa junina.

A 19ª CineOP tem início justamente no Dia do Cinema Brasileiro, celebrado anualmente em 19 de junho por marcar a data em que o italiano Afonso Segreto, responsável pelas primeiras imagens filmados do Brasil, retornava ao país munido de um cinematógrafo e registrava a baía de Guanabara antes mesmo de desembarcar. Tudo a ver com um evento como a CineOP, pautado pela memória, história e preservação do cinema brasileiro.

A cerimônia de abertura oficial da CineOP acontece na quinta-feira (20), às 19h30, ao ar livre, na praça Tiradentes. Os eixos da 19ª CineOP (Preservação, História e Educação) estarão no centro da abertura, em especial a temática histórica deste ano “Cinema de animação no Brasil: uma perspectiva histórica”. Diversos realizadores da animação vão estar presentes na cerimônia para receberem um grande tributo por seus trabalhos na área, uma das mais criativas, ousadas, populares e desafiadoras de todo o audiovisual no país. Também estarão destacadas as temáticas deste ano da Educação (“Plano Nacional de Cinema na Escola: comunicação, cultura e educação”) e da Preservação (“O futuro da preservação audiovisual começa no presente”).

Na performance audiovisual de abertura, com direção de Chico de Paula e roteiro dele e de Raquel Hallak, vários nomes da arte mineira estão presentes atuando na performance em diversos momentos. Participam os grupos ouro-pretanos Cia Di Ninguém – Núcleo de Investigação em Dança e a Cia Lamparina; o músico e produtor Henrique Nolasco; o multiartista Rodrigo Negão; o violonista, guitarrista e compositor Tabajara Belo; a cantora Titane; o palhaço, ator, cantor e compositor Xisto Siman; o ator Marcelino Xibil, o ator, diretor e dramaturgo David Maurity; a DJ Fê Linz; e o artista visual 1mpar.

Em seguida à performance e à homenagem à animação, serão exibidos, ainda no Cine-Praça, um conjunto de curtas-metragens animados que fazem uma breve radiografia dessa linguagem no cenário brasileiro. Serão apresentados “Passo” (Alê Abreu, 2007), “Respeitável Público” (Irmãos Wagner, 1987), “A Saga da Asa Branca” (Lula Gonzaga, 1979), “Até a China” (Marão, 2015), “Novela” (Otto Guerra, 1992) e “Castelos de Vento” (Tania Anaya, 1999).

Logo depois da abertura, o público da CineOP poderá ir até o Centro de Convenções e acompanhar o show da Orquestra Mineira do Brega. A banda, formada em 2009, apresenta repertório de hinos de karaokês se entrelaçando a trilhas sonoras de novelas que brilhavam no programa “Good Times” da BH FM.

SERVIÇO
19ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO19 a 24 de junho de 2024 | Presencial e OnlineWWW.CINEOP.COM.BR

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por