Na tarde dessa segunda-feira (2) no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), no bairro Prado, aconteceu a abertura do Seminário de Comunicação Organizacional e a solenidade em comemoração aos 10 anos da Diretoria de Comunicação Organizacional (DCO), criada em 2014, e o cinquentenário da comunicação na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), criada em 1975.
Esta data, que é um marco institucional, provoca uma reflexão sobre o papel de cada policial militar, no desempenho das ações de comunicação com excelência e de sua importância para o cumprimento da missão institucional. Na oportunidade, foram apresentados documentos e norteadores para a atividade de comunicação organizacional que são: Atualização da Diretriz Geral de comunicação, Novo Manual de Identidade Visual, Nova Resolução do SISCOM e o Plano de Ação de Comunicação 2025.
Durante a solenidade, os militares que fizeram jus, receberam as medalhas de Mérito Militar grau ouro, prata e bronze. A medalha destina-se a distinguir e premiar os militares em reconhecimento aos bons e leais serviços que prestaram ao longo da carreira.
Foram homenageados os ex-diretores da DCO, coronel veterano Fabiano Villas Boas, coronel veterano Márvio Cristo Moreira, coronel veterano Wagner Eustáquio da Silva Almeida, coronel veterano Welerson Conceição Silva, coronel veterano Daniel Garcia Alves, coronel veterano Osvaldo de Souza Marques, coronel veterano Gilmar Luciano Santos, coronel veterano Alisson William da Silva e a coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues (atual diretora de Saúde).
Também foram homenageados e receberam um certificado os profissionais (civis, militares e colaboradores) abnegados e comprometidos com a missão de comunicar. Seja para o público interno, externo, imprensa, através de vídeos, música, exposições e solenidades. Cada um dos componentes da DCO e parceiros dedicaram-se a consolidar o lema “Polícia Militar de Minas Gerais: Ser essencial para o povo mineiro”.
Os 10 anos de história da Diretoria de Comunicação Organizacional foram marcados por conquistas significativas e uma trajetória dedicada a fortalecer a conexão entre pessoas, ideias e propósitos. Ao longo desta década a DCO consolidou seu papel estratégico, promovendo comunicação integrada e eficaz, capaz de traduzir os valores da instituição Polícia Militar e atrair e engajar os públicos interno e externo. Cada campanha, divulgação, solenidade, entrevista e produto entregues refletiram o compromisso com a transparência, a criatividade, a defesa da marca e a história da PMMG.
Nesses 50 anos, a comunicação organizacional passou por mudanças expressivas que contribuíram para seu crescimento, houve criação de seções de comunicação, elaboração de doutrinas e mudanças estruturais, mas sempre com o objetivo de renovar e estreitar o relacionamento com os públicos interno e externo e assessorar o comando para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz.