Na próxima quarta-feira (03), Minas Gerais receberá a visita de gestores importantes da segurança pública do Estado de São Paulo. Participarão do encontro, que será realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, militares que integram o Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo - COPOM SP, são eles: o comandante-chefe do COPOM, Coronel Carlos Henrique Lucena Folha, Capitão Cauê Felipe Mascarenhas e o Primeiro Tenente Jackson da Cruz Souza.
Os agentes conhecerão de perto o funcionamento do programa Emergência MG, desenvolvido pela TabControl. A reunião acontece na sede da Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, às 9h. A comitiva será acompanhada pelo superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves e, também, pelo sócio da TabControl, Reginaldo Dias Silva.
Em Minas Gerais, o programa já é utilizado em 34 municípios. O governo de Minas anunciou a expansão no mês de março. Com a ampliação, mais de 5 milhões de mineiros podem contar com o serviço. Na ocasião, o governador Romeu Zema destacou a eficiência da ferramenta: "O que nós temos visto é que a cada mês que passa, mais gente tem usado o Emergência MG. Portanto, vamos continuar investindo neste programa, expandindo-o para outras cidades, para que todo mineiro possa acionar nossas forças de segurança de um jeito prático, rápido e ágil. Com isso, Minas fica cada vez mais segura", comemorou.
O Emergência MG é pioneiro no Brasil e facilita a mobilização integrada da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, em apenas uma conversa. O cidadão pode pedir ajuda pelo site próprio, que é o emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo oficial de serviços do Governo de Minas - o MG APP - ou ainda pelo app de mensagens Telegram, basta digitar o nome do programa na barra de busca.
Pessoas com deficiência auditiva e de fala podem se comunicar de maneira mais eficaz, apenas digitando o pedido de socorro. Também é possível compartilhar a localização, enviar imagens e fazer chamadas de vídeo.
O Emergência MG começou a ser testado na cidade de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, em novembro do ano passado. Durante 30 dias, o projeto piloto registrou aproximadamente 6,5 mil acionamentos, com tempo de atendimento inferior a quatro minutos. A assertividade do Emergência MG está chamando a atenção de outros estados do Brasil, e esse é o primeiro passo para a expansão nacional da ferramenta.
Serviço:
LOCAL: Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais – Cidade Administrativa
DATA: 03/04/2024 – Quarta-feira
HORÁRIO: 09h00