Simone DemolinariPsicanalista com Mestrado e dissertação em Anomalias Comportamentais, apresentadora na 102,9 e 98 FM

12 regras para a vida

Publicado em 12/01/2022 às 20:13.Atualizado em 18/01/2022 às 00:53.

12 regras para a vida é um best saller do psicólogo canadense Jordan Peterson, que vale a pena a leitura. Mas, se não for possível fazê-la, somente conhecê-las já pode ser bom. 

1. Costas eretas, ombros para trás: a expressão corporal diz muito sobre a forma que conduzimos nossa vida. Postura vitimista ou de luta? A postura é uma manifestação da ordem interna das pessoas. Se a postura é ruim, ela não comunica aspectos de força interior.
Costas eretas é como reunir forças para assumir a responsabilidade de lutar ao invés de fugir ou reclamar. Agir assim leva o indivíduo a assumir uma postura forte e capaz.

2. Cuide de si mesmo como cuidaria de alguém sob sua responsabilidade: tem pessoas que cuidam melhor do seu carro ou telefone do que de si mesmas. Segundo o autor, isso tem a ver com a com uma condição de menos valia que nos faz acreditar que nós não somos merecedores de bons tratos.

3. Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você: a reflexão aqui é sobre as más escolhas que fazemos nas nossas amizades. Pessoas que além de não nos acrescentar, ainda nos tiram.

4. Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje: a única comparação saudável é a que faço comigo em relação a mim. Tudo diferente disso está a serviço do equívoco.

5. Não deixe que seus filhos façam algo que faça você deixar de gostar deles: o autor aponta um problema nos pais modernos: o medo de que os filhos não os apreciem por causa das correções e exigências. O resultado são crianças sem limites, birrentas e chatas.

6. Deixe sua casa em perfeita ordem antes de criticar o mundo: sua casa está em ordem? Aqui uma provocação real e intrigante: como podemos criticar os demais se nem a nossa casa somos capazes de manter em ordem?

7. Busque o que é significativo, não o que é conveniente: a questão é a briga entre o prazer imediato e a privação dele em prol de um bem maior. Não tem resultado sem o sacrifício.

8. Diga a verdade. Ou, pelo menos, não minta: Muitos mentem para manipular o outro ou uma situação. A proposta é não agir assim. Ser sincero e honesto ainda que isso nos prejudique. Só assim haverá evolução.

9. Presuma que a pessoa com quem você está conversando possa saber algo que você não sabe: muitas pessoas não ouvem com atenção, apenas querem se munir de argumentos para derrubar a narrativa alheia. O autor afirma: “Você pode ser muito inteligente se conseguir apenas calar a boca”.

10. Seja preciso no que diz: as pessoas sentem muita dificuldade em especificar seus problemas, que é exatamente o que lhes possibilitaria encontrar uma solução. A precisão em expressar algo é fundamental para resolvê-lo. 

11. Não incomode as crianças quando estão andando de skate: a ideia é afirmar que a superproteção atrapalha porque causa um despreparo para a vida.

12. Acaricie um gato ao encontrar um na rua: Em meio um dia ruim, pequenas coisas boas podem acontecer. Como por exemplo, um gato se aproximar. Observe os pequenos “presentes” em meio as dores, e acaricie.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por