Simone DemolinariPsicanalista com Mestrado e dissertação em Anomalias Comportamentais, apresentadora na 102,9 e 98 FM

A importância do desapego emocional no processo de mudança

Publicado em 24/11/2023 às 09:29.

Muitas são as vezes que desejamos mudar algo em nossa vida, mas nada fazemos em prol disso, ao contrário, permanecemos parados na zona de conforto, ainda que desconfortável, e seguimos insatisfeitos com nossas condutas. 

Conseguir mudar algo no campo emocional, apesar de não ser simples, é possível, mas o mesmo não acontece com os aspectos físicos. Uma pessoa que tem interesse em jogar basquete, mas não tem a estatura exigida, fica impossibilitada de se profissionalizar nesse esporte. Já alguém ansioso, quando aprende a administrar suas emoções, conseguirá se livrar de tal sentimento. 

Mas como fazer para mudar padrões comportamentais tão profundamente enraizados? 

A resposta é desapego emocional. 

Desapegar é a atitude mais importante do processo de mudança. Deixar ir embora o que nos faz mal é muito mais importante do que buscar novas conquistas. 

Por exemplo, uma pessoa que almeja perder a timidez deveria se preocupar muito mais em enfrentar o medo do que adquirir desenvoltura. A lógica é: se você está endividado, a primeira coisa que precisa fazer é parar de gastar, e só depois se preocupar em ganhar mais. 

Ao desapegar do medo, da insegurança, da vergonha, da timidez, automaticamente a segurança pessoal vai se fortalecendo. A pergunta que fica é: como fazer esse desapego? 

Não existe um passo a passo do que fazer, mas é fundamental treinarmos novas condutas. Quanto maior a repetição, mais resultado teremos, assim como nosso corpo responde aos estímulos de uma atividade física, no campo emocional ocorre da mesma maneira, mas para isso é preciso existir constância, dedicação e as vezes um profissional para auxiliar nessa caminhada. 

Aos que desejam mudar proponho começando a se dedicar ao autoconhecimento e para isso elaborei algumas perguntas que podem contribuir no processo de reflexão. 

Apesar de simples, não são fáceis de serem respondidas. 

1- O que você quer mudar?
2- Por que deseja mudar isso?
3- O que te impede de atingir o que você deseja?
4- Numa análise mais profunda você considera que o medo o protege?
5- Identifique 3 comportamentos que se você tivesse facilitaria a sua caminhada?
6- Você já tentou, verdadeiramente, efetuar essa mudança outras vezes?
7- Se a reposta acima foi sim, onde encontrou dificuldades? Se a resposta foi não, por que convive com essa insatisfação há tanto tempo?
8- Quais prejuízos de não mudar?
9- Você se acha um bom cumpridor de combinados? 
10- Se considera forte ou fraco emocionalmente? Por que?

As respostas irão ajudar a organizar os pensamentos e tomar consciência dos entraves com mais clareza. Vale a pena um mergulho honesto dentro de nós. Esse pode ser o inicio de uma grande e satisfatória mudança.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por