Simone DemolinariPsicanalista com Mestrado e dissertação em Anomalias Comportamentais, apresentadora na 102,9 e 98 FM

Como saber se sou comandado pelo ego?

Publicado em 16/06/2022 às 06:00.

Popularmente a palavra “ego” é usada como sinônimo de vaidade e um medidor que demonstra a importância demasiada que alguém confere a si mesmo.

O ego seria o contrário da essencia, que tem a ver com nosso conteúdo mais profundo e verdadeiro desprovido de necessidades sociais. Lá, na essência, reside nossa paz de espirito, serenidade. Portanto, nossa felicidade. Já no ego reside angústia, sofrimento, disputa, exibicionismo e controle. Quanto mais “inflado” o ego de alguém, mais frágil é esse indivíduo. Ao contrário do que muitos pensam, a prepotência e a arrogância de alguém não são demonstrativos de força, mas sim de grande fraqueza.

Podemos perceber o comando do ego através de algumas atitudes, tais como:

Pessoas que se ofendem com facilidade e que reagem de forma agressiva a isso. A conexão com o ego se dá através do pensamento: “Quem é você para fazer isso comigo”. Pura vaidade!

Pessoas "donas da verdade”. Se sentem sempre certas e é difícil admitir o erro. Se por ventura admitem, detestam ter que pedir desculpas. O ego tem pavor de  se “curvar" para o outro.

Por se darem muita importância, acham um descaso quando são tratados como pessoas “comuns”. Gostam de deferência.

Se melindram com facilidade, por isso, na convivência do dia a dia é preciso pisar em ovos para não magoá-los.

Têm grande dificuldade de rir de si mesmas. Mas, curiosamente, gostam de rir dos outros. Devido à sua menos valia, há um prazer disfarçado em expor a fragilidade do outro.

Quase tudo as incomoda. Vivem dizendo que têm “preguiça” das pessoas, “antipatia” disso ou daquilo. É uma dificuldade em enfrentar as coisas corriqueiras do dia a dia como se fossem pessoas especiais e não precisassem passar por aquilo.

Dificuldade em pedir perdão e dificuldade maior ainda em perdoar pois consideram um insulto errarem com elas.

Uma característica de quem é comandado pelo ego é o egoísmo. Querem que suas vontades prevaleçam em detrimento a do outro. O pensamento é sempre centrado em si.

Ficam visivelmente satisfeitas quando são bajuladas. Embora afirmem o contrário.

São competitivas e têm pavor de pensar que estão em desvantagem. Às vezes parecem que jogam contra, tratando um par como um adversário.

Grande dificuldade de ouvir, ao mesmo tempo que adoram falar de si e das suas conquistas.

A importância demasiada que dão a si próprias causa uma cegueira emocional, fazendo com que não percebam suas posturas arrogantes e impositivas.

Crítica não é fácil de receber para maioria das pessoas, porém as de ego inflado não conseguem lidar com nenhum comentário que fira sua autoimagem. Elogios são bem vindos; criticas, jamais. Tomam verdadeira aversão de quem a faz.

Consideram errado ou piorm, tudo que é diferente do que pensam ou fazem. Narciso acha feio o que não é espelho. A autorreferência é grande demonstração de vaidade!

E aí, como anda o nível do seu ego?

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por