Simone DemolinariPsicanalista com Mestrado e dissertação em Anomalias Comportamentais, apresentadora na 102,9 e 98 FM

Comportamentos que roubam nossa energia

Publicado em 04/04/2018 às 14:56.Atualizado em 03/11/2021 às 02:10.

Muitas pessoas se queixam de falta de ânimo para realização de projetos ou até mesmo para tarefas habituais. Fracassam nas metas que estipulam para si e, embora saibam o que deveriam fazer, simplesmente não conseguem agir.

Desânimo dessa natureza pode sinalizar uso indevido da energia psíquica. É preciso ficar atento à algumas atitudes que são verdadeiros drenos desse vigor.

1 –Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia. Pensar num tema único, gasta mais energia ainda. Quando estamos com um problema ocupando nosso pensamento entramos num estado de cansaço, como se estivéssemos corrido uma maratona. O volume desgovernado e obsessivo de pensamento consome a força que deveria ser usada em atitudes concretas.

2 – Sentimento de raiva e mágoa
O sentimento intenso de raiva, não só gasta energia, como também paralisa uma pessoa no passado. Não é à toa que quem cultiva mágoas tem dificuldade de progredir emocionalmente. Além de gastar uma energia descomunal, ainda mantêm a conexão com quem, por vezes, nem se lembra mais do prejuízo que causou.

3 –Reclamar
Queixar das circunstâncias é um mau hábito que pode se tornar um traço marcante da personalidade de uma pessoa. O “reclamão” é um indivíduo negativo e mau humorado que geralmente não faz nada para mudar e ainda se coloca na condição de vítima. Reclamar, além de não resolver a vida de quem pratica, ainda pesa para quem convive, pois alguém acaba pagando o preço dessa negatividade. Melhor que reclamar é realizar, enfrentar os problemas, reagir, ir à luta e poupar os ouvidos alheios. Isso não significa que devemos fingir que está tudo bem. É importante enxergar a realidade, mas igualmente importante é ter atitude para resolver o problema.

4 –Atitudes auto-destrutivas
Atitudes auto-destrutivas são aquelas provocadas pela má administração da própria vida como preguiça, procrastinação, descaso com a saúde, má alimentação, noites mal dormidas, uso de drogas, relacionamento tóxico, dificuldade de falar “não”, etc. Todo esses maus tratos, além de serem verdadeiros ladrões da energia, ainda abaixam a autoestima.

5 –Comparação
Não existe ponto positivo em se comparar ao outro: se eu me comparo e me sinto inferior, há sofrimento e, por vezes, inveja. Se me comparo e me sinto superior, isso despertará em mim vaidade, narcisismo, orgulho, sentimentos opostos à felicidade. Sem contar que sempre será preciso que o outro fique mal para eu me sentir melhor. Não há ganhos, só perdas e dispêndio de energia desnecessária. A evolução emocional se dá à partir da comparação que eu faço comigo mesmo: estou melhor que três anos atrás?

6–Tentar agradar todo mundo
Aquele que tenta agradar a todos, além de despender uma energia vital, ainda age em vão.

É um equivoco pensar que nossa energia nasce de uma fonte inesgotável. Se usada indevidamente, ela acaba. Triste é concluir que se queimou energia, mas não saiu do lugar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por