As pessoas procuram terapia para conseguir avançar emocionalmente em algum ponto que lhes causa dor. Reuni 6 solicitações mais frequentes:
Aumentar a autoestima
Autoestima é um julgamento subjetivo que cada um tem a seu respeito. Portanto, se tivermos atitudes construtivas e cumprirmos os combinados que fazemos conosco, a nossa autoestima inevitavelmente subirá. Ao passo que, se por falta de disciplina, eu perder o controle sobre minhas condutas, a autoestima afundará.
Saber lidar com relações tóxicas
Muitas vezes buscamos formas de conseguir lidar com pessoas tóxicas, o quanto na verdade, deveríamos buscar maneiras de nos distanciar delas. Não existe método que forneça uma blindagem emocional capaz de impedir o dano da perversidade; é incompatível com a natureza afetiva. Querer lidar com pessoas tóxicas e não sofrer é o mesmo que querer comer veneno e não passar mal.
Ser mais seguro
Só se sente seguro e confiante quem para de se comparar ao outro. A comparação é fonte geradora de sofrimento e equívocos. Se eu me comparo e me sinto inferior, estimulo a inveja. Se me sinto superior, estimulo minha vaidade. Sem contar que sempre será preciso que o outro fique mal para eu me sentir melhor. Aos que buscam aumentar a confiança em si, devem se comparar consigo mesmos e, a partir daí, avançar naquilo que desejam.
Ter mais força de vontade
O que sabota a força de vontade é o pensamento mágico. Ele consiste em querer o resultado sem dedicar esforço suficiente para alcançá-lo. A maioria de nós tem um pouco desse tipo de pensamento – se você perguntar a 50 pessoas se elas desejam ganhar na Mega Sena, provavelmente todos dirão que “sim”, porém poucos estarão dispostos a jogar.
Querem ganhar por força de um milagre. Isso não irá acontecer. Porém, algumas pessoas esperam realizar seu desejo por meio da mágica: querem emagrecer perdendo a fome, e não se privando de comer; querem largar o cigarro perdendo a vontade de fumar, e não lutando contra o vício. Esquecem que para alcançar o objetivo é preciso lutar contra o desejo e não ficar esperando ele desaparecer.
Ser mais maduro emocionalmente
A maturidade emocional está diretamente ligada à capacidade de administrar as emoções, sobretudo as frustrações. Avançar rumo a esse equilíbrio significa tolerar, com serenidade, o sentimento de impotência que deriva dos desejos e expectativas não realizadas. Quando aprendemos a gerir essas emoções, temos como resultado um estado emocional estável, na alegria ou na dor.
Contar essencialmente consigo próprio
O erro de quem está num buraco é ficar esperando alguém jogar a corda. O mesmo ocorre para quem fica esperando uma ajuda do amigo, parente ou do universo. O problema não está exatamente em querer a ajuda, e sim em contar mais com o outro do que consigo próprio. Quem confia em si tem muito mais oportunidades do que quem fica esperando a ajuda chegar.