Tio FlávioPalestrante, professor e criador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural.

Carta para um filho

03/12/2021 às 09:24.
Atualizado em 08/12/2021 às 01:12

Foi dentro da penitenciária Professor Jason Albergaria, em São Joaquim de Bicas, MG, que resolvi lançar um desafio aos servidores, pedindo que escrevessem uma carta para um filho, seja real ou fictício, falando que mundo ele espera o seu filho e para a sociedade. E que filho ele espera deixar para o mundo. 

O fragmento abaixo é da carta escrita pelo Jader Bernardo Silva, advogado e servidor da unidade prisional: 

“Olá, filho. Tudo bem? 

Saiba que o mundo que você está conhecendo e continuará a conhecer não é o mesmo que eu conheci quando aqui cheguei. Aliás, quando você olhar para o mundo que o cerca e para tudo que acontece à sua volta saiba que nós já passamos por situações memoráveis, algumas negativamente, mas certamente várias positivas.

Afinal, a vida é assim, por vezes somos sujeitados a passar por experiências que não havíamos planejado, não que isso seja sempre ruim, já que a vida não se resume a nossos planos e expectativas, a vida não tem ensaios e ela se desenrola e nos surpreende também positivamente.

Mas preciso te dizer que todos nós temos responsabilidades sobre o que acontece e como se desenvolve a vida em sociedade, não apenas a sua vida, mas das pessoas ao seu redor. Espero que você entenda e saiba uma coisa: todos nós somos responsáveis pelo que acontece no mundo e não apenas os políticos, gestores, nossos chefes ou qualquer pessoa que tenha uma posição superior a nossa, aliás, essas pessoas em regra são o reflexo puro da sociedade que os criou.

Nesse sentido filho, espero te inspirar ainda que minimamente te contando um pouco do que aprendi e procuro fazer não apenas para você, mas como eu disse, para todos ao meu redor. Aprendi que neste mundo a maioria das pessoas não se importa com a dor e sentimentos alheios, grande parte diz se importar, mas na hora de transformar isso em medidas efetivas elas não fazem. Não seja assim, se importe e dentro das suas condições faça o melhor. Mesmo que o seu melhor lhe pareça pouco, pareça não fazer diferença, ainda assim o faça. Saiba que é isso que devemos fazer: a nossa parte! Ainda que não se importem, ainda que não vejam, aliás não se importe se ninguém estiver vendo, pois o caráter é definido exatamente pelas suas ações que não são vistas. 

(...) Neste mundo tão corrido em que cada vez mais temos atribuições e obrigações diárias, talvez suas possibilidades de ações estejam ligadas a sua atividade profissional. Seja ela qual for, faça o seu melhor, ainda que lhe falte reconhecimento, ainda que faltem ferramentas adequadas, faça o seu melhor. 

Procure fazer como eu faço, toda vez que vou conversar e atender alguém, lembre-se que todos são iguais e devem ser tratados com respeito. Além do respeito pela condição de “ser humano”, faça o melhor como se fosse para você, afinal de contas você sempre espera que suas demandas sejam atendidas com a maior e melhor boa vontade possível. Não desempenhe suas funções com descaso, preguiça, de qualquer maneira, não seja medíocre, não seja do tipo que acha, pensa e age apenas em benefício próprio, no seu ganho (...).

Filho, todo ser humano merece respeito e tratamento digno, pois o simples fato de ser humano já o coloca em um nível maravilhoso para a vida. Entendendo e aplicando este conceito simples, mas transformador, a sociedade pode ser e será um lugar melhor, como busco fazer. Nesse sentido entenda, achou algo que não é seu, não pegue para você; respeite as pessoas; não jogue lixo na rua, pois é isso que causam enchentes e alagamentos: respeite as regras de trânsito; não queira tirar vantagem em situação nenhuma. Lembre-se do que sempre digo para quem está ao meu redor: ninguém perde nada por ser certo, por ser direito! O que é seu é aquilo que você conquistou por direito. 

Não importa o que aconteça, não importa o que você é ou faça, você não é melhor do que ninguém. Procure fazer como eu faço, ouvir as histórias de quem está ao seu redor, procure saber os porquês, afinal somente as pessoas sabem o caminho que trilharam, os pesos que carregam, as angústias que enfrentam para ser quem são, fazer o que fazem, ser como são. Trate todos com amor e saiba que amor não é um sentimento, amar é uma escolha, uma opção.

(...) Por fim, um pedido especial: trate todos os animais com respeito e amor, em especial os cachorros, pois esses sabem o que é amor incondicional. Do seu pai que te ama sempre e para todo sempre.”

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por