Tio FlávioPalestrante, professor e criador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural.

Feira do Bem

26/01/2017 às 20:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:35


No final do ano passado, duas jovens amigas, Rafaela e Bárbara, inquietas e cheias de idéias, se uniram para realizar a primeira edição da Feira do Bem de Belo Horizonte. O objetivo era incentivar e dar espaço aos pequenos produtores, proporcionar o contato destes com o consumidor final em um encontro agradável, além de, é claro, fazer o bem àqueles que mais precisam. A cada edição em que a feira é realizada, uma instituição beneficente de Belo Horizonte é escolhida e doações são recolhidas no dia do evento.
.
“A ideia - muito simples até, afinal, não temos a pretensão de inventar nada - é exatamente reunir essas pessoas que buscam um produto mais saudável, mais regional, de sabores mais marcantes e surpreendentes, com os produtores locais que fazem produtos de qualidade, com amor e dedicação, de forma artesanal, e que muitas vezes não têm espaço nos grandes mercados de consumo dominados pelos megaprodutores”, afirmam as organizadoras.

 Mas, para além da mera experiência de consumo, há, sim, a pretensão de transformar a Feira do Bem numa experiência de convivência, de interação entre as pessoas, resgatando a vocação das feiras como espaços de encontros. Para isso, a feira deverá ser realizada com certa regularidade e, quem sabe, passará a fazer parte do calendário das feiras interessantes e importantes da cidade. 

Mas esse é um próximo passo, que com certeza será dado junto aos expositores que acreditarem nessa ideia. Em resumo, a Feira do Bem tem como conceito e mola-mestra exatamente a disseminação e amplificação dessa cadeia do bem, onde a relação de consumo pode ser transformada numa relação de convivência, de conhecimento, de proximidade e amizade. Assim, além de oferecer produtos que fazem o bem - para a saúde, para a economia local, para o meio-ambiente - a Feira do Bem promove o bem-estar dos seus participantes simplesmente por existir, por ser um local de encontros, de relacionamentos, de trocas, de convívio.


A próxima edição será especial e tem o intuito de arrecadar material escolar para a Creche das Rosinhas, que atende as famílias do Aglomerado da Serra. Acontecerá neste domingo, dia 29/01, das 11:00  às 17:00, na Rua Engenheiro Teodoro Vaz, 249, Luxemburgo, Belo Horizonte. Mais informações: http://www.facebook.com/feiradobemdebelohorizonte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por