Tio FlávioPalestrante, professor e criador do movimento voluntário Tio Flávio Cultural.

Global Shapers: empreendedorismo no DNA

Publicado em 12/05/2016 às 21:40.Atualizado em 16/11/2021 às 03:24.

O Global Shapers é um projeto do Fórum Econômico Mundial, independente, sem fins lucrativos e que tem como objetivo incentivar a criação de ações de impacto positivo em cada cidade em que está presente ao redor do mundo. Desta forma foi criada uma rede de comunidades locais liderada por jovens que são excepcionais em seus potenciais e em suas realizações para contribuir positivamente em suas cidades. 

O Hub de Belo Horizonte é um dos mais de 270 Hubs do Global Shapers em todo o mundo, que realiza iniciativas para enfrentar alguns problemas de suas cidades. 

No ano de 2015, o grupo realizou uma série de projetos que contribuíram positivamente para Belo Horizonte, como o apoio aos empreendedores sociais locais com mentorias e a promoção de conexões e networking; a realização do Café Social, que se trata de um encontro entre empreendedores sociais e cidadãos de BH para discutirem suas dificuldades, gerar ideias e apoiá-los no desenvolvimento de seus projetos em prol da cidade. Também foram realizadas palestras e oficinas para divulgar o conceito de “empreendedorismo social” e inspirar outros jovens a atuarem transformando as suas realidades e a cidade.

Além de tudo isso, houve a realização do Colore BH, que é um projeto de intervenções artísticas na cidade, valorizando a cultura e artistas locais e sempre fazendo um chamado para cidadãos voluntários se engajarem nas intervenções, o que promove a identidade do projeto. 

Para 2016 o Global Shapers BH conta com uma equipe de jovens talentos que são lideranças em suas áreas de atuação e já iniciou o ano com muita energia. Foi criada uma metodologia que guiará o trabalho durante todo o 1º semestre. 

O hub trabalhará o tema Educação, identificando problemas locais com especialista e comunidades jovens, realizará imersões em diversos contextos educacionais e desenhará junto à cidade possíveis soluções de serem aplicadas durante o primeiro semestre deste ano. Várias palestras junto a escolas têm sido realizadas. 

O Shaping Davos, evento que tinha por objetivo democratizar a pauta do Fórum Econômico Mundial que aconteceu na Suíça em janeiro, foi um dos propulsores de novas ideias, com o tema “O Futuro da Educação”. 

Para entrar em contato com o Global Shapers Belo Horizonte e saber mais basta enviar um email para: belohorizonte@globalshapers.org. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por