Foram 11 dias de muita movimentação no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, que recebeu, de 11 a 25 de julho, a 34ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, considerada um dos maiores eventos equestres da América Latina.
Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), foi a última exposição sob o comando do presidente da entidade Magdi Shaat. As eleições para a nova diretoria da ABCCMM serão em 11 de dezembro.
A exposição de 2015 teve como tema central “Marchadores pela Vida” numa alusão ao novo projeto social da entidade, que visa arrecadar fundos a serem destinados a instituições que atendem a crianças portadoras de câncer e dependentes químicos. A ABCCMM, que atualmente conta com 11 mil associados, reuniu no parque 1.500 animais, que participaram de concursos de marcha, julgamentos de morfologia, provas funcionais e sociais oriundos de todas as regiões do país.
Foram 940 expositores de 15 estados, além de Minas Gerais. A exposição do mangalarga marchador recebeu a visita de 150 mil pessoas e movimentou R$ 11 milhões em negócios ocorridos nos leilões presenciais e on line, shoppings de animais e vendas diretas entre os criadores.
Um dos remates, o “Leilão Filantrópico Marchadores pela Vida”, teve toda a sua arrecadação destinada às instituições assistidas. Foram leiloados 79 lotes, entre embriões e cobertura, que totalizaram, juntamente com a venda de ingressos e outros, R$ 815 mil, valor que superou as expectativas.
Competições
As provas funcionais, realizadas na pista de areia do parque, tiveram a participação de 200 animais e foram bastante prestigiadas pelo público, recebendo inscrição de 413 conjuntos – cavalo e cavaleiro - para as seguintes modalidades: Seis Balizas, Cinco e Três Tambores, Maneabilidade, Apartação, Laço, Team Penning e a Prova de Maneabilidade do Caminhos do Marchador. Participaram das competições os criadores e seus familiares, usuários e profissionais ligados ao mangalarga marchador.
As provas individuais Cinco e Três Tambores contaram com 116 inscrições. Quarenta duplas foram inscritas na Apartação de Curral. Já o Team Penning foi disputado por 21 trios.
As competições individuais de Maneabilidade e Seis Balizas tiveram 120 participantes. Trinta e cinco competidores participaram da prova de Laço.
O Test Ride do mangalarga marchador, atividade oferecida pela ABCCMM ao público visitante, propiciou a crianças, jovens e adultos a oportunidade de experimentar as qualidades do cavalo Mangalarga Marchador, como seu andamento e docilidade . Ao todo, 2.000 pessoas puderam comprovar as qualidades da raça.
E mais
MARCHA BATIDA - CAMPEONATO DA RAÇA
Grande Campeão Nacional da Raça
Épico Capim Fino, de Maria Helena Pereira da Silva Cazzani, Haras MH, Vassouras (RJ)
Reservado Grande Campeão Nacional da Raça
Athos do Conforto, de Condomínio Athos do Conforto, Haras Conforto, Sorocaba (SP)
Grande Campeã Nacional da Raça
Adrenalina da Pão Grande, de Condomínio Adrenalina da Pão Grande, Haras MH e Haras Pão Grande, Vassouras (RJ)
Reservada Grande Campeã Nacional da Raça
Sussu Elfar, de Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, Fazenda Boa Vista, Lavras (MG)
CAMPEONATO DE MARCHA
Campeão dos Campeões de Marcha
Athos do Conforto, de Condomínio Athos do Conforto, Haras Conforto, Sorocaba (SP)
Campeã das Campeãs de Marcha
Sussu Elfar, de Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, Fazenda Boa Vista, Lavras (MG)
CAMPEONATO JOVEM DA RAÇA
Grande Campeão Nacional da Raça
Lúcido da Figueira, de Antônio Santos Silva Filho, Haras Nova Figueira, Novo Hamburgo (RS)
Grande Campeã Nacional da Raça
Adrenalina da Morada Nova, de Cristiana Gutierrez, Haras Morada Nova, Inhaúma (MG)
MARCHA BATIDA - MELHORES EXPOSITORES
1º Lugar – Maria Helena Pereira Da Silva Cazzani, Haras MH, Vassouras (RJ)
2º Lugar – Sheila Neves de Oliveira, Haras JSI, Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)
3º Lugar – Magdi Abdel Raouf Gabr Shaat, Fazenda Boa Vista, Lavras (MG)