Ouvir música melhora desempenho durante exercícios físicos, revela pesquisa

Do Portal HD
21/01/2013 às 11:31.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:50
 (StockExpress/Reprodução)

(StockExpress/Reprodução)

Você sabia que a música pode te ajudar a alcançar uma das resoluções de ano novo? É isso mesmo. Uma pesquisa realizada pelo neurocientista inglês Jack Lewis, em parceria com um site de streaming, mostra que o som contribui para melhorar o desempenho físico. Michael Jackson, Johnny Cash, Beethoven e Tinie Tempah são alguns dos artistas na lista de benéficos ao corpo.

Para avaliar a relação entre as situações, o site Rara e o pesquisador criaram listas de reprodução estimulantes. Segundo o neurocientista, quem frequenta academia têm mais chances de melhorar o condicionamento quando escuta músicas com batidas específicas a suas listas. Elas proporcionariam mais desempenho durante a malhação, o que é conhecido como benefício “ergogênico”, e os resultados foram surpreendentes.

Os resultados foram bem curiosos em alguns casos. A pesquisa revela, por exemplo, que músicas agitadas beneficiam mais as mulheres do que os homens em certos exercícios, como em aulas de aeróbica.  Também foi descoberto que outros fatores precisam ser considerados na preparação do cérebro para manter o foco durante o treino.

A partir do estudo, o pesquisador criou a lista inspirada na neurociência, com 11 faixas, estruturada para gerar um determinado número de bpm (batidas por minuto) na sessão de atividades.


Confira cinco dicas do neurocientista:

• Experimente música clássica para sentir os benefícios de motivação e relaxamento
• Ouça música antes de se exercitar para “entrar no clima”
• Escolha músicas que signifiquem algo especial para você
• Combine as faixas da lista de reprodução com o batimento cardíaco desejado
• Música motivacional beneficia mais as mulheres do que os homens

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por