Ovinocaprinocultores querem montar abatedouro em Moc

Jornal O Norte
04/07/2007 às 18:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:08

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

A Accomontes - Associação dos criadores de caprinos e ovinos do Norte de Minas, mostrou nessa terça-feira, durante o segundo Encontro de Desenvolvimento regional sustentável do Norte de Minas, as várias ações executadas na região da Serra Geral e os projetos para 2007.  Entidades como a Codevasf - Companhia de desenvolvimento dos vales do São Francisco e Parnaíba, Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, Idene, UFMG, Emater, Sebrae, Fiemg e associações de ovinocaprinocultores também apresentaram suas experiências como agentes promotores de desenvolvimento sustentável.

A Codevasf aproveitou para falar de ações como o Projeto Amanhã, que capacita jovens produtores, bem como projetos com a ovinocaprinocultura e a piscicultura, nos municípios norte-mineiros.

No caso da piscicultura, a Companhia capacitou produtores rurais para trabalharem na atividade para incrementar a renda familiar. O negócio tem dado tão certo que foram montadas associações que criam, em tanques-rede, peixes como a tilápia, bem como carpa, entre outros.

Os pescadores, meio produtores rurais, vendem seu pescado em alguns pontos, como acontece no mercado municipal de Janaúba. O detalhe é que, instruídos pelo ex-coordenador da estação de piscicultura do Gorutuba, Jackson César Rosa, os produtores aprenderam que é preciso haver planejamento para que o negócio cresça.

Hoje, é possível ver nos rios Gorutuba, na barragem do Bico da Pedra, ou mesmo no rio São Francisco, nos perímetros em que intercepta os municípios de Manga, Januária, Pedras de Maria da Cruz, entre outros, tanques-rede, que servem como criatório de tilápias. A tilápia, por sinal, já caiu no gosto dos norte-mineiros, cultura alimentar que outrora pertencia aos japoneses, que têm povoado essa região aos pouquinhos.

OVINOCAPRINOCULTURA

Mas o assunto da pauta do Encontro era, realmente, a ovinocaprinocultura. Hoje, a atividade, que ainda enfrenta o problema da grande demanda e pouca oferta, tem encontrado em órgãos, como o Sebrae, soluções de como gerir a criação dentro da propriedade.

As associações, Accomontes, Caprivale e Ascovs estão trabalhando para que seja construído um abetedouro em Montes Claros. Essa idéia facilitaria a vida do ovinocaprinocultor, que pretende fazer a atividade rentável e promissora, já que existe mercado para esse tipo de negócio.

O Núcleo de Ciências Agrárias tem assistido o produtor na propriedade. As ações estão voltadas para a agricultura familiar, conforme os professores do Núcleo, que informaram também que os acadêmicos do Núcleo de Extensão estão aprendendo assistindo o produtor. A assistência percorre a linha da produção animal, sanidade e, principalmente, auxiliado o uso correto de produtos regionais.

Outra grande espera do setor é a implantação do centro de referência da ovinocaprinocultura na região. Várias instituições são parceiras do Núcleo, que acredita que essa ação vai vislumbrar novos mercados e, ainda, atender o produtor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por