Pacientes com câncer voltam a ter ar condicionado no Hospital das Clínicas

Davi Lira
02/01/2013 às 10:38.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:14

O problema com o sistema de refrigeração central que leva ar mais frio a pacientes com leucemia (câncer sanguíneo) internados em 10 leitos no 8.º andar do Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da USP, na região central de São Paulo, foi consertado no final de semana.

Os pacientes atendidos pela unidade reclamavam do calor relacionado a ares-condicionados que não funcionavam havia 11 dias. O desconforto se tornava ainda pior pelas altas temperaturas que a cidade enfrentou nas últimas semanas - a máxima no dia 26 de dezembro alcançou 34°C.

A perda de sono seria a principal consequência enfrentada pelos pacientes - que regularmente passam por sessões de quimioterapia e se recuperam de transplantes de medula óssea. Segundo especialistas consultados pela reportagem, a ausência do ar condicionado não teve efeitos diretos na recuperação dos pacientes. O maior problema é que muitos abriam as janelas dos quartos para amenizar o calor, embora não devessem ter contato com o ar externo por causa da imunidade comprometida.

Em nota, o ICHC afirma que o problema afetou apenas 10 dos 2.200 leitos do complexo hospitalar. O Hospital das Clínicas ainda informa que "lamenta pelo desconforto causado pela falha aos pacientes, mas reitera que, em nenhum momento, eles tiveram seu atendimento médico prejudicado". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por