Papa abre porta para examinar possibilidade de que mulheres atuem como diáconos

Agência France Presse
Hoje em Dia - Belo Horizonte
Publicado em 12/05/2016 às 13:45.Atualizado em 16/11/2021 às 03:24.
 (Andreas Solaro)
(Andreas Solaro)

O papa Francisco anunciou nesta quinta-feira que criará uma comissão para estudar a possibilidade de autorizar que as mulheres atuem como diáconos e administrem alguns sacramentos, como o batismo e  matrimônios.
    
O anúncio do papa foi feito em um encontro na Sala Paulo VI do Vaticano diante de 900 líderes de congregações religiosas femininas de todo o mundo.     Dirigindo-se a centenas de religiosas, o Papa respondeu afirmativamente a uma delas que lhe perguntou se já não era tempo de criar uma comissão para estudar a questão, segundo fontes vaticanas.
    
Questionado pela AFP, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não quis confirmar esta informação, à espera de detalhes sobre as declarações do Papa."Eu acho que sim, que seria bom para a Igreja esclarecer este ponto.Concordo. Vou falar para fazer algo nesse sentido", disse Jorge Bergoglio, em comentários divulgados pelas agências italianas.
    
Na Igreja Católica, os diáconos podem fazer o sermão na missa, celebrar batismos, casamentos e funerais. No entanto, apenas os sacerdotes podem celebrar a Eucaristia ou confessar fiéis.

Há muito tempo, o diaconato é uma etapa para o sacerdócio, mas o Concílio Vaticano II restaurou o diaconato permanente, acessível a homens casados, que muitas vezes compensam a falta de sacerdotes ou ajudam quando eles estão sobrecarregados.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por