O avião da Alitália com o papa Francisco pousou há pouco no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. Ele foi recebido pela presidente Dilma Rousseff na Base Aérea do Galeão, onde ela desembarcou pouco depois das 15h20. Seguindo a programação oficial, Francisco desembarcou pela porta de trás do avião e foi recebido por Dilma e duas crianças com flores.
Ele passou em revista duas filas de militares, que prestaram continência por ser chefe de Estado. Um coral de 40 jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Paz fez uma pequena apresentação, cantando a música "Papa Francisco Abençoa".
Em seguida, ele seguiu em carro fechado pela avenida Brasil em direção à Catedral Metropolitana, no centro do Rio. Quebrando novamente as normas de segurança, ele fez o trajeto com o vidro traseiro aberro, acenando para os populares que se aglomeraram, ao longo da avenida.
Os dois lados da Avenida Rio Branco, no Rio, estão completamente tomados por peregrinos e trabalhadores da região, que aguardam a passagem do papa Francisco. Os peregrinos cantam a música oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para saudar cada grupo de paróquia que chega. "A jornada será uma festa durante todo o tempo, mas o importante é que a festa continue depois nas paróquias, levando adiante o clima de renovação que o papa propõe. A gente espera que a Igreja se renove com a vitalidade da juventude", disse o frei carmelita Antônio Farias, do Recife, que chegou há cinco dias ao Rio.
.