Papa Francisco promoverá coexistência entre religiões em Sarajevo

AFP
05/06/2015 às 09:24.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:21

O papa Francisco viajará no sábado (6) a Sarajevo em uma visita relâmpago destinada a promover a convivência dos povos e das diferentes religiões na Bósnia, vinte anos depois do fim da guerra.
    
"Venho entre vocês (...) para sustentar o diálogo ecumênico e interreligioso e, sobretudo, para encorajar a convivência pacífica em seu país", escreveu o Papa em uma mensagem dirigida na segunda-feira aos habitantes de Sarajevo.
    
Com esta viagem a um país balcânico da "periferia" da Europa, o pontífice argentino reafirma seu compromisso com a coexistência de povos e religiões, após a visita há oito meses à Albânia. O poder tanto na Albânia quanto na Bósnia está dividido entre representantes com tradições religiosas diferentes.
    
A Bósnia, país de 3,8 milhões de habitantes, é composta por duas entidades: a República Srpska, com maioria de sérvios (cristãos ortodoxos), e a federação croata-muçulmana, na qual os muçulmanos superam em número os croatas católicos.
    
A presidência bósnia é ocupada de maneira alternada a cada oito meses entre um representante sérvio, um muçulmano e um croata. O Papa se reunirá durante a manhã com a chefia do Estado, exercida atualmente pelo representante sérvio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por