Parcelamento no cartão traz risco de descontrole

Juliana Corrêa - Do Hoje em Dia
Hoje em Dia - Belo Horizonte
09/10/2012 às 09:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:56
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

O parcelamento da compra com cartão de crédito é a principal forma de pagamento a prazo utilizada pelos consumidores belo-horizontinos. De acordo com a pesquisa Balanço do Crédito do Comércio Lojista de Belo Horizonte, realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), o cartão de crédito respondeu por 74% das vendas a prazo em agosto. Contudo, é preciso cuidado para não perder o controle das contas.
As vendas a prazo são a principal forma de faturamento do comércio. Em agosto, essa modalidade de pagamento respondeu por 64% das transações, representadas por cartões de crédito, cheques pré-datados e crediário, por exemplo. A fatia dos pagamentos à vista, realizados em dinheiro, cheque ou cartão de débito, representou 36% das vendas.
Poder de compra
Para os analistas da Fecomércio Minas, a predominância do pagamento a prazo se explica pelo fato de o poder de compra do consumidor da base da pirâmide social brasileira depender do crédito. No caso das compras parceladas com cartão, os prazos entre três a dez parcelas são responsáveis por 83,7% das operações.
A concentração está entre os parcelamentos de três (25,4%) e seis vezes (21,4%). Apesar da facilidade de alongamento de prazo que o cartão proporciona, o consumidor deve tomar cuidado para não perder o controle e deixar muitas parcelas se acumularem, comprometendo a renda.
De acordo com o professor de Finanças da faculdade IBS/FGV, Milcíades Morais, o endividamento não pode passar dos 30% da renda líquida. Morais orienta que o parcelamento somente deve acontecer se não houver cobrança de juros.
“Parcelar a compra somente é viável quando não for possível pagar à vista”, afirma o supervisor de pesquisas da Fecomércio Minas, Eduardo Ângelo Dias.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por