Partido ultraconservador do Egito escolhe presidente

Agencia Estado
09/01/2013 às 20:08.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:28

O maior partido político ultraconservador islamita do Egito, al-Nour (luz, em árabe), elegeu nesta quarta-feira seu novo presidente, o dentista Younis Makhyoun, de 58 anos. Ele foi escolhido em uma votação de consenso entre os salafistas, que formam a base do al-Nour. O partido dos salafistas saiu da clandestinidade após a revolução de fevereiro de 2011 que derrubou Hosni Mubarak. Nas eleições parlamentares de 2012, o al-Nour emergiu como a segunda força política mais importante do Egito, atrás apenas do partido da Liberdade e Justiça, que representa a relativamente mais moderada Irmandade Muçulmana.

O al-Nour foi abalado, contudo, por uma disputa entre os radicais políticos e religiosos. Analistas políticos dizem que a disputa interna poderá custar votos aos salafistas na próxima eleição parlamentar. O dentista Makhyoun é considerado o líder da ala religiosa, que derrotou os radicais políticos na disputa interna. O presidente do Egito, Mohammed Morsi, deverá marcar a data das próximas eleições parlamentares no final de fevereiro. No ano passado, o al-Nour capturou cerca de 25% das 270 cadeiras da Câmara Baixa do Parlamento, a Shura. A Câmara Baixa foi dissolvida pela suprema corte.

Makhoyun fez parte da Assembleia Constituinte do Egito, que redigiu a conservadora Constituição do país, aprovada recentemente em um referendo cujo resultado foi contestado pelos seculares, cristãos e mulheres. Apenas 33% dos eleitores participaram do referendo.

Os islamitas afirmam que a entrada em vigor da Constituição é apenas o primeiro passo para islamizar totalmente a sociedade egípcia. "Queremos libertar o Egito da escravidão e da submissão", disse hoje Makhyoun. Ele tentou acalmar os cristãos e as mulheres, ao dizer que a lei islâmica, a Sharia, "libertará até mesmo as mulheres ocidentais da moral decadente do Ocidente".
As informações são da Associated Press.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por