Apesar dos ingredientes amargos que alimentam a economia, como inflação e juros altos, além de impostos mais salgados, a Páscoa deste ano deve ser bem doce para a indústria. Empresas do setor projetam crescimento de até 25% nas vendas, na comparação com 2014. Para conquistar o paladar e o bolso do consumidor, entre os lançamentos deste ano estão ovo com toque de flor de sal, de merengue de limão, com pipoca na casca, sem lactose, com 70% de cacau e pra comer de colher. Tem até joia como recheio.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), fábricas e lojas do ramo geraram 26,5 mil empregos temporários. O número é 10% superior ao do ano passado. “O aumento se deve ao crescimento na quantidade de pontos de venda”, diz o vice-presidente da entidade, Ubiracy Fonseca. No entanto, a Abicab não divulgou produção e expectativa de comercialização para este ano.
Só o grupo CRM, que reúne as marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, produzirá mil toneladas de itens temáticos, totalizando mais de quatro milhões de ovos. A meta é alcançar R$ 303 milhões de vendas diretas considerando todo o portfólio, crescimento de 14% sobre a data em 2014. Deste total, R$ 155 milhões referem-se às vendas de ovos e figuras de Páscoa. Para produzir mil toneladas de produtos, mais de R$ 2 milhões foram investidos em equipamentos para a fábrica de Extrema, no Sul de Minas.
Na parque industrial, foram criadas 720 vagas temporárias – 100 profissionais a mais que no ano anterior. Na lojas, serão 1.100 empregos temporários na Chocolates Brasil Cacau e 646 na Kopenhagen. Entre as novidades, destaque para o ovo Sweet Treasure, que traz um quilo de chocolate recheado com pulseira de prata da marca Pandora. O preço é R$ 420.
A mineira Puro Chocolate também aposta no coelhinho para engordar os lucros. Criada em 2009, a marca cresce em média 40% ao ano. E 2015 não deve ser diferente. “Nosso chocolate é de primeira qualidade, com produção na Grande BH”, propaga a proprietária Silvia Moreno. São mais de 200 revendedores e pontos de venda na capital, Mariana, Ouro Preto e Tiradentes. O caçula é o quiosque no Shopping Estação BH, inaugurado para a Páscoa.
Produção de chocolate gourmet aumenta e recebe investimentos
No embalo da Páscoa, a Cacau Show prevê um aumento de 25% nas vendas, na comparação com a data em 2014. Segundo a diretora de Marketing da marca, Raquel Massagardi, serão produzidas para o período cerca de 7,7 mil toneladas de chocolates, entre ovos trufados, linha gourmet, bombons, trufas, presentes e tabletes. Para dar conta da demanda, foram abertas 3,5 mil vagas temporárias para o período.
“São mais de 50 produtos e 18 lançamentos no portfólio para adultos e crianças. Os destaques são o Ovo Gourmet Caramelo com Toque de Flor de Sal e o Ovo Gourmet Rose, com chocolate branco e pedacinhos de geleia de morango na casca”, diz Raquel.
Já o maior ovo terá 2,8 quilos e será ofertado na versão Clássico Sortido. Outra novidade é o ovo de corte que o brasileiro pode comprar para colocar como sobremesa no almoço de domingo. Neste ano, a receita da Cacau Show leva recheio de brownie. Ovos diet e zero lactose também estarão à disposição dos fregueses.
Uma das mais tradicionais marcas do país, a Garoto esconde os números por “questões estratégicas”, mas afirma que é “bastante positiva” a expectativa para a data. Tanto que a empresa contratou mais de seis mil temporários. Segundo a gerente de Marketing, Keila Broedel, marcas consagradas pelo público, como Talento e Serenata de Amor chegam ao mercado em diferentes apresentações e novas fórmulas, com mais cacau. Já o Baton terá uma dose extra de leite para comer com colher, além da opção em ovo.
Para os mais gulosos, a Garoto oferece o Ovo Super Talento, de um quilo, com avelãs e recheado com pequenas barras de chocolate.
Novidades em brinquedos e licenciamentos diferenciados também devem agradar ao público mirim, com personagens como Lalaloopsy, Os Vingadores, Jolie e Disney Jr.
Falando em opções para a criançada, a Arcor é uma das empresas que pretende crescer na categoria ovos infantis. “A grande aposta para este ano é a Tortuguita, que vem com um fone de ouvido, e a nova licença exclusiva da Princesa Sophia. Na linha mais adulta focamos nos produtos com 70% de cacau. Estamos otimistas e esperamos um crescimento por volta de 5% nesta Páscoa”, afirma a gerente de Páscoa da Arcor, Gabriela Bonella. Na Lacta, a expectativa para a data é vender 26 milhões de ovos de chocolate.