Passat chega à ‘idade do lobo’ sóbrio e com muitos atrativos

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
08/07/2014 às 08:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:18

(Fotos VW)

A década de 1970 foi um período crucial para a Volkswagen. Nessa época, ela colocou no mercado dois de seus principais modelos: o Golf e o Passat. E para marcar os 40 anos do sedã, a marca alemã acaba de revelar a oitava geração do Passat, que terá sua apresentação oficial no Salão de Paris.   A versão sedã e perua Variant surgem simultaneamente. E mesmo que não apresente uma revolução de estilo, trata-se de um automóvel completamente novo. É construído na plataforma modular MQB, assim como a atual geração do Golf, Fusca e A3.   Seu desenho segue basicamente as mesmas linhas da geração anterior. Na verdade, as formas não tiveram grandes mudanças desde a sexta geração, apresentada em 2005. Coisas de VW.   Por dentro, o painel esguio remete ao da versão original, apresentada no Salão de Frankfurt de 1973. Trata-se de um desenho limpo, com quatro grandes difusores de ar que ocupam quase toda a área e um relógio analógico.   Demais comandos, como controle do ar-condicionado digital e central de entretenimento, estão no console central. Destaque para o painel digital, que permite exibir informações do sistema multimídia, como navegador GPS, que recebe dados do Google Street View, dentre outras informações em uma área de 12 polegadas.     Um dos principais trunfos do novo Passat foi o ganho no aproveitamento de espaço. Apesar de ter crescido apenas 1 centímetro no comprimento total, o sedã ganhou cerca de 8 centímetros de entre-eixos, passando a 2,8 metros, o que garante espaço de sobra tanto para quem viaja na frente quanto atrás. O porta-malas também foi privilegiado pela nova arquitetura e oferece 586 litros, 21 litros a mais que seu antecessor. Na Variant, a capacidade saltou para 650 litros.   Entre as novidades, estão a tela de projeção de informações, como no Peugeot 3008, faróis de luzes de diodo (LED) com facho adaptativo, sistema de frenagem automática e controle eletrônico de distância, câmeras de auxílio de manobra em 360º – herdadas do utilitário-esportivo Touareg –, além do Park Assist, que esterça automaticamente o veículo em vagas a 90º e paralelas.   Na Europa, Passat e Passat Variant terão grande leque de motores, todos equipados com turbocompressor e sistema Start/Stop. São 10 opções, que vão desde uma unidade 1.4 litro de 125 cv a um 2.0 litros de 280 cv, além de versões turbodiesel e até mesmo uma híbrida 211 cv combinados entre um bloco 1.4 e uma unidade elétrica.   No Velho Mundo, as vendas devem começar no final do ano. Por aqui, sua chegada deverá acontecer no final do primeiro semestre de 2015. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por