SÃO PAULO - Paulistanos enfrentam nesta quarta-feira (20) mais uma manhã de dificuldades no trânsito em decorrência do temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira (19). Apesar de a capital ter registrado uma chuva mais fraca que a dos dias anteriores, com 11,1 milímetros (mm), a cidade tinha, na manhã desta quarta, 113 semáforos com problemas e 25 árvores caídas por volta das 8 horas da manhã, de acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Leia também: Semáforos quebrados, árvores caídas e falhas em trem complicam a vida dos paulistanos
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a terça foi o vigésimo dia seguido de chuva em São Paulo. Falta pouco para que o volume de chuva previsto para o mês, que é de 217 mm, seja ultrapassado. O índice pluviométrico de fevereiro alcançou ontem a marca de 215,5 mm.
A recorrente falha nos semáforos da capital, registrada todos os dias logo após as chuvas, motivou a prefeitura a anunciar investimentos da ordem de R$ 100 milhões para manutenção e substituição da rede de semáforos da cidade. De acordo com o governo municipal, o processo licitatório deve ocorrer no primeiro semestre.
A cidade teve pelo menos 19 pontos de alagamento durante a chuva. Alguns trechos ficaram intransitáveis, como a pista da Marginal Tietê sob a Ponte dos Remédios e a Avenida Pompeia, na zona oeste. Os maiores índices pluviométricos foram registrados pelo CGE nas estações meteorológicas da Consolação, na região central (38mm) e no Butantã, na zona oeste (31,4mm).