O senador Antonio Anastasia (PSDB) abriu mais de oito pontos de vantagem sobre o governador Fernando Pimentel (PT), que tentará a reeleição. Conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Anastasia tem 21,5% das intenções de voto para o Palácio da Liberdade. Já o petista aparece com 13,3% da preferência do eleitor.
Na terceira colocação está o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), que apresenta-se como terceira via no pleito. Ele pontou com 9,7%. Romeu Zema (Novo) é o quarto, com 3,2%, seguido de Rodrigo Pacheco (DEM), com 2,4% das intenções. João Batista dos Mares Guia (Rede) tem 2%.
Chamou a atenção a quantidade de eleitores que votará em branco ou anulará e aqueles que ainda estão indecisos. Os brancos e bulos somam 28,1% e os que ainda não sabem em quem votar chegam a 19,7%, mostrando que a eleição está aberta para diversas possibilidades.
Governador é segundo colocado em pesquisa
Decisão de voto
A CNT também questionou aos eleitores se poderiam mudar de decisão. Os eleitores mais flexíveis a uma mudança de voto são os que declararam a opção por João Mares Guia: 90% deles podem mudar de ideia. Entre os primeiros colocados, a pesquisa mostra que 58,9% dos que declararam voto em Anastasia podem alterar a decisão enquanto que 63,5% dos eleitores de Pimentel podem mudar o voto.
Segundo turno
Na hipótese de um segundo turno entre Pimentel e Anastasia, o senador tucano venceria as eleições com 33,6% da preferência. Já Pimentel teria 21,6%.
Se o segundo round fosse entre Marcio Lacerda e Pimentel, o socialista levaria a melhor com 25,9% dos votos. O governador teria 23,1%.
Em um terceiro cenário, com Anastasia e Lacerda, o primeiro venceria com 33% das intenções e o segundo teria 19,6%.
A CNT ouviu 2.002 eleitores em 69 municípios mineiros entre os dias 26 e 29 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento foi registrado cno Tribunal Superior Eleitoral com o número: MG-04357/2018.