Pesquisadores descobrem cerveja de cinco mil anos na China

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
24/05/2016 às 16:58.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:35
 (Divulgação)

(Divulgação)

Pesquisadores da Stanford University (EUA) descobriram na China uma cerveja de mais de 5.000 anos de idade. A receita é a mais antiga já registrada desse tipo de bebida e do uso de cevada oriental no país. 

A descoberta foi feita durante escavações ao longo do rio Wei. No local, foram encontrados um jogo completo de equipamentos para a fabricação de cerveja e um pouco de resíduos da bebida fabricada há tantos séculos atrás.

Após análises dos restos da bebida, os pesquisadores confirmaram que se tratava de sobras da espuma da cerveja. Além disso, foi descoberto também a receita: uma mistura de cevada, painço (também chamado de milhete ou milho-miúdo), lágrimas-de-jó (planta conhecida como capim-de-nossa-senhora) e tubérculos. 

A receita da cerveja milenar e os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Proceedings of the National Academy of Science of the United States of America (PNAS). Além de uma sugestão para os cervejeiros artesanais, a descoberta abre precedentes para o estudo da bebida e sua importância no mundo de cinco milênios atrás.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por