Petrobras investirá 40 mil hectares de plantação de mamona e girassol em Moc

Jornal O Norte
27/03/2009 às 10:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:54

Será realizado no dia 31 de março o Painel do Biodiesel que a Sociedade Rural e a Petrobras, com o objetivo de orientar pequenos e médios produtores rurais quanto à inserção na cadeia produtiva.  A mista estatal já está cadastrando agricultores da região para o plantio da safra 2009/2010. Segundo o gerente de suprimentos da Petrobras, Onésimo Azeredo, para este ano a meta da empresa é dobrar para 40 mil hectares a área plantada de mamona e girassol no Norte de Minas.  - A previsão é de que sejam realizados investimentos aproximados de R$ 16 milhões - ressalta.

Através dos escritórios da Emater, a Petrobras trabalha no cadastro dos produtores que desejam terem suas propriedades inseridas no programa de incentivo à produção de oleaginosas. Entre outros benefícios os agricultores receberão sementes de mamona e girassol e terão a garantia de compra de toda a matéria-prima por parte da Petrobras. Além disso, para o plantio da safra antes do início do período chuvoso no segundo semestre, as áreas escolhidas pelos agricultores serão gradadas, aradas e, de acordo com análise de solo receberão aplicações de calcário ou boro.

Onésimo Azeredo ressalta que já neste ano a usina da Petrobras, sediada na cidade, conseguirá cumprir a exigência legal de comprar 30% da demanda de matéria-prima oriunda da agricultura familiar.  - A colheita da safra de oleaginosas da região já foi iniciada e a previsão da Petrobras é de que a empresa compre sete mil toneladas de mamona, três mil toneladas de girassol, seis mil toneladas de soja produzida na região da Chapada Gaúcha e três mil toneladas de coco macaúba. A produção será guardada em armazéns contratados pela empresa.

PAINEL

O painel do Biodiesel que a Sociedade Rural e a Petrobras que será realizada na próxima terça-feira (31), conta com a participação do Sindicato Rural, Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais do Norte de Minas – Sicoob Credinor, Fundetec - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Agropecuária Norte-Mineira e da Petrovasf – Petróleo Verde do Vale do São Francisco, sediada em Itacarambi.

O evento será aberto com a participação do engenheiro agrônomo do ministério do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Programa Nacional do Biodiesel, Marco Antônio Viana Leite.

Às 9 horas o agrônomo da Petrobras, Nélson Orasmo Filho falará sobre Produção e Comercialização de Girassol e, em seguida o Aproveitamento do Coco Macaúba para Produção de Biodiesel será o tema de palestra do consultor técnico da Petrobras, Francisco Petroni Ramos. Às 11 horas Onésimo Azeredo coordenará painel sobre Produção e Comercialização de Mamona.

Às 14 horas a programação terá continuidade com palestra sobre Produção e Comercialização de Óleos Vegetais. Esta etapa de exposição das potencialidades do Norte de Minas para a produção de biodiesel será coordenada pelo diretor-presidente da Petrovasf, Marcos Zonta Melani e pelo gerente de Suprimentos da Petrobras, Onésimo Azeredo. Após a realização de debate os produtores rurais farão visita às instalações da usina de biodiesel da Petrobras, sediada no Distrito Industrial de Montes Claros.

Onésimo Azeredo entende que a decisão da Sociedade Rural e de outras entidades ligadas ao setor agropecuário de se envolverem com o incremento da cadeia produtiva do biodiesel, contribuirá significativamente com a produção de oleaginosas na região, gerando novas oportunidades de emprego e renda. Ele entende que tanto a agricultura familiar como as pequenas e médias propriedades rurais norte-mineiras possuem grande potencial para produzir matéria-prima suficiente para o abastecimento da usina da Petrobras sediada em Montes Claros, uma vez que já existe tecnologia apropriada para várias culturas, principalmente mamona e girassol.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por