(JOHAN ORDONEZ/AFP)
MIAMI - O pioneiro dos sistemas antivírus John McAfee chegou na quarta-feira (12) a Miami, após ser expulso da Guatemala, informou um responsável do departamento de aviação do condado de Miami-Dade.
McAfee, a quem Belize quer interrogar sobre a morte de um vizinho, também americano, foi detido no dia 5 de dezembro na Guatemala por entrar ilegalmente no país centro-americano.
O guru da informática chegou a Miami às 19 horas local (22 horas Brasília), em um voo da American Airlines, confirmou Greg Chin, diretor de comunicações do departamento de aviação de Miami-Dade.
Uma passageira do voo, María Claridge, 36 anos, confirmou que McAfee estava na classe econômica do avião. "Ao pousar chamaram seu nome pelo alto-falante e ele saiu até ser interpelado por agentes federais. Só então os demais passageiros puderam descer do avião".
McAfee vivia em Belize, ex-colônia britânica, há quatro anos, e passou a ser procurado pelas autoridades após o assassinato do vizinho, nativo da Flórida, Gregory Faull.
Faull foi encontrado morto em sua casa na ilha caribenha de Ambergris Caye, no mês passado, em uma poça de sangue. A polícia constatou que a vítima, de 52 anos, foi baleada pelas costas na cabeça, e que não havia sinais de assalto.
McAfee alega estar sendo perseguido pelas autoridades de Belize, com quem teve problemas após se recusar a fazer uma doação para a campanha de um político local.