Circuito Lagoinha

Evento cultural celebra os 75 anos do Copo Lagoinha com dois dias de programação em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
21/10/2022 às 08:49.
Atualizado em 21/10/2022 às 08:50

Equipe Circuito Lagoinha (Filipe Thales, Bruno Cotta, Moisés Pescador e Júlio Goés) (Rafael Andrade)

Em comemoração aos 75 anos do Copo Lagoinha, Belo Horizonte irá receber um cicruito com diversas atrações culturais na tradicional região boêmia da cidade nesta sexta-feira (21) e no domingo (23).

A programação do Circuito Lagoinha conta com bate-papo, feira culinária com produtores locais, passeio turístico guiado na região, shows e apresentações artísticas. 

A agenda completa pode ser acessada nas redes sociais do Viva Lagoinha e do Circuito Lagoinha.

Evento vai trazer diversas atrações gastronômicas (Cadu Passos)

Nesta sexta o destaque é uma roda de conversa com empreendedores e cozinheiras locais mediada por Filipe Thales, fundador do Viva Lagoinha e co-fundador do Circuito Lagoinha. Após o bate-papo, haverá um happy hour comandado pelo DJ Bill. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados neste link

No domingo haverá diversas atrações culturais como o Bloco Magia Negra, Bloco Vem pra Lagoinha, Moisés Pescador, Samba de Terreiro e Roda de Samba com Giselle Couto e convidadas. A programação também é gratuita e os ingressos podemos er retirados neste link

Bloco Magia Negra é uma das atrações musicais (Janine Moraes)

Quem retirar o ingresso também deve doar um pacote de absorvente ou 1Kg de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão distribuídos para o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e para a Ocupação Pátria Livre, ambos localizados na região. 

História do Copo Lagoinha 

Criado em 1947 pela empresa Nadir Figueiredo, o copo ganhou o nome “Americano” por ser produzido por um maquinário importado dos EUA. No mesmo ano ele começou a ser vendido apenas na mercearia do seu Quim Quim, que ficava na famosa Praça Vaz de Melo, epicentro da boemia da cidade. 

Não demorou muito para o copo ser eleito o melhor pra cerveja e se tornar uma febre na cidade, passando de "Copo do bairro Lagoinha" para "Copo Lagoinha". O item chegou a representar o design brasileiro no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMa, em 2009. 

Copo Lagoinha completa 75 anos (Divulgação)

O nome "Copo Lagoinha" foi oficialmente reconhecido pela Nadir e se tornou marca registrada desde 2019, após petição popular liderada pelo Viva Lagoinha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por