
Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (26) aponta que o governador Romeu Zema (Novo) venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas e em outros três estados em um eventual 2° turno, caso a eleição presidencial fosse hoje. No entanto, o chefe do Executivo mineiro perde em outros quatro estados. O levantamento avaliou cinco possíveis cenários em oito estados do país.
Entre os eleitores mineiros, 52% afirmaram que votariam em Zema e 33% em Lula. Indecisos são 2% e outros 13% pretendem anular ou votar em branco. O levantamento mostrou que a rejeição do petista no Estado ultrapassou 60%.
O governador também venceria o presidente em São Paulo, Paraná e Goiás. Por outro lado, perderia no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
O levantamento traz ainda o embate de Lula contra outros possíveis candidatos ao Planalto, considerando as intenções de voto dos mineiros. O atual presidente perderia para Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gusttavo Lima (Sem partido) e Pablo Marçal (PRTB). O petista venceria apenas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) em um 2º turno.
Os dados da pesquisa Quaest foram coletados entre 19 e 23 de fevereiro, com a participação de 6.630 eleitores a partir dos 16 anos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais em sete estados, com a exceção de São Paulo, com 2 pontos para mais ou menos.
Aumento na rejeição de Lula em Minas
De acordo com a pesquisa, 63% dos eleitores mineiros desaprovam o governo Lula, um aumento de 16 pontos percentuais em relação a dezembro de 2024. A aprovação caiu de 52% para 35%.
A pesquisa mostrou que 51% dos entrevistados avaliam o governo Lula como negativo, 25% entendem que está regular e 22% avaliam como positivo. Outros 2% não souberam responder.
Leia mais: