DESMATAMENTO

'A falta de chuvas é responsabilidade minha?', questiona Bolsonaro a Simone Tebet

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/09/2022 às 01:16.
Atualizado em 30/09/2022 às 01:20

Simone Tebet acusou o governo de Bolsonaro de promover o maior desmatamento dos últimos 15 anos: "Deixou o Pantanal e a Amazônia queimarem" (TV Globo / Reprodução)

No segundo bloco do debate dos presidenciáveis, mediado por William Bonner e transmitido pela Rede Globo nesta quinta-feira (29), Simone Tebet (MDB) perguntou para Jair Bolsonaro (PL) sobre meio ambiente. O bloco tem temas pré-determinados e a ordem foi decidida por sorteio. 

“O seu governo foi responsável pelo maior desmatamento dos últimos 15 anos, deixou o Pantanal e a Amazônia queimarem. Entregou as florestas aos moradores, invasores de áreas públicas e madeireiros. O que você faria de diferente nos próximos quatro anos?”, perguntou a candidata. 

Bolsonaro, então, acusou Simonte de mentir. 

“Não é verdade o que você fala. Periodicamente pega fogo no Pantanal. Dois terços das florestas são preservadas, desde que Dom Pedro chegou por aqui. Somos o país que é exemplo do mundo e que menos emite carbono”, disse. 

Bolsonaro também afirmou que “é difícil controlar um país de tamanho continental."

“É uma briga de narrativas, a senhora está com ciúmes da Teresa Cristina, que tirou sua vaga ao senado do Mato Grosso do Sul”, afirmou. 

Simone rebateu então, dizendo que “o mundo virou as costas para nós.”

“A falta de chuvas faz com que falte comida e chegue mais cara à mesa das pessoas. Quando não protegemos a Amazônia nós desregulamos o clima, provocando chuva em comunidades pobres”, apontou. 

Bolsonaro então questionou: “a falta de chuvas é responsabilidade minha?”.

“Fui à Rússia para negociar fertilizantes, garantimos a segurança alimentar para os brasileiros e mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo. Acabamos com o MST. Eu defendo as mulheres do campo. Levei paz e tranquilidade ao homem do campo e você nunca falou nada como senadora. Reduzimos em 90% as multas aplicadas no campo”, disse. 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por