Anulação de votos

Alexandre de Moraes dá 24h para PL apresentar auditoria dos dois turnos das eleições 2022

Da Redação
Publicado em 22/11/2022 às 17:55.
Durante a sessão que marcou despedida, o ministro disse que a desinformação nas eleições de outubro será combatida pelo TSE (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Durante a sessão que marcou despedida, o ministro disse que a desinformação nas eleições de outubro será combatida pelo TSE (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, deu ao PL o prazo de 24 horas para que apresente também os dados do primeiro turno das eleições no pedido feito pelo partido do presidente Jair Bolsonaro de anulação de votos em 279 mil urnas.

O ministro alegou que as mesmas urnas questionadas pelo protocolo do PL foram usadas no primeiro turno. O partido de Valdemar Costa Neto apresentou uma representação ao TSE, nesta terça-feira (22), pedindo a invalidação dos votos feitos nas urnas eletrônicas de modelos anteriores ao ano de 2020. Mas o documento cita apenas o segundo turno.

A legenda alega que especialistas em tecnologia encontraram evidências de mau funcionamento nos sistemas.

"As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 horas", diz Moraes.

Se o pedido feito pelo PL for acatado, incluindo o primeiro turno, a decisão poderá implicar na eleição de deputados federais, estaduais, senadores e governadores eleitos em primeiro turno. O PL elegeu a maior bancada da Câmara, com 99 deputados, no primeiro turno.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por