
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tomou a decisão de encerrar a conta que mantinha na rede social X. Na manhã desta sexta-feira (21), usuários perceberam que o perfil do magistrado havia desaparecido da plataforma, sendo substituído por uma mensagem informando que "essa conta não existe".
O STF confirmou, no final da manhã, que a exclusão da conta ocorreu a pedido do próprio Moraes, que já não utilizava a plataforma desde janeiro de 2024. No entanto, o tribunal não especificou os motivos para o encerramento da conta.
Embora o perfil de Moraes tenha sido criado em agosto de 2017, ele seguia ativo até essa semana, mesmo sem novos posts desde janeiro de 2024. A plataforma X, no Brasil, confirmou que exibe mensagens diferentes quando uma conta é suspensa ou bloqueada por decisão interna, o que não é o caso do perfil do ministro.
Multa ao X
O encerramento da conta ocorre no mesmo período em que Moraes determinou uma multa de R$ 100 mil por dia ao X, após a rede social descumprir uma ordem judicial. O ministro havia solicitado dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos, investigado em um inquérito sobre crimes nas redes sociais. Mesmo após a ordem judicial de bloqueio da conta de dos Santos, a plataforma não forneceu as informações exigidas, alegando que "não coleta dados cadastrais".
Com o descumprimento, o valor da multa chegou a R$ 8,1 milhões, conforme determinação de Moraes, após cálculo da Secretaria Judiciária do STF. Apesar de recurso do X Brasil, a decisão foi mantida, e o pagamento imediato da quantia foi solicitado.
Histórico de conflitos
No ano passado, o X foi bloqueado no Brasil por mais de um mês após a plataforma não cumprir uma série de ordens judiciais do STF. A relação conturbada entre o ministro e a rede social tem se intensificado nos últimos meses, com o X enfrentando consequências legais relacionadas ao não cumprimento de determinações da Justiça brasileira.