Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Antigo Twitter

Alexandre de Moraes desativa conta no X, rede social de Elon Musk

Endereço antes usado por Moraes exibe mensagem 'essa conta não existe

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/02/2025 às 11:40.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tomou a decisão de encerrar a conta que mantinha na rede social X. Na manhã desta sexta-feira (21), usuários perceberam que o perfil do magistrado havia desaparecido da plataforma, sendo substituído por uma mensagem informando que "essa conta não existe". 

O STF confirmou, no final da manhã, que a exclusão da conta ocorreu a pedido do próprio Moraes, que já não utilizava a plataforma desde janeiro de 2024. No entanto, o tribunal não especificou os motivos para o encerramento da conta. 

Embora o perfil de Moraes tenha sido criado em agosto de 2017, ele seguia ativo até essa semana, mesmo sem novos posts desde janeiro de 2024. A plataforma X, no Brasil, confirmou que exibe mensagens diferentes quando uma conta é suspensa ou bloqueada por decisão interna, o que não é o caso do perfil do ministro.

Multa ao X

O encerramento da conta ocorre no mesmo período em que Moraes determinou uma multa de R$ 100 mil por dia ao X, após a rede social descumprir uma ordem judicial. O ministro havia solicitado dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos, investigado em um inquérito sobre crimes nas redes sociais. Mesmo após a ordem judicial de bloqueio da conta de dos Santos, a plataforma não forneceu as informações exigidas, alegando que "não coleta dados cadastrais".

Com o descumprimento, o valor da multa chegou a R$ 8,1 milhões, conforme determinação de Moraes, após cálculo da Secretaria Judiciária do STF. Apesar de recurso do X Brasil, a decisão foi mantida, e o pagamento imediato da quantia foi solicitado.

Histórico de conflitos

No ano passado, o X foi bloqueado no Brasil por mais de um mês após a plataforma não cumprir uma série de ordens judiciais do STF. A relação conturbada entre o ministro e a rede social tem se intensificado nos últimos meses, com o X enfrentando consequências legais relacionadas ao não cumprimento de determinações da Justiça brasileira.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por