Anderson Cabido lidera sucessão em Congonhas, com 42,27% dos votos válidos
SigDados indica atual prefeito Dr. Claudio-Dinho (PSD) em segundo, tecnicamente empatado com Christian (PL)
Pesquisa contratada pelo Grupo Impactto de Comunicação e divulgado pelo instituto SigDados nesta quarta-feira (2) mostra que o ex-prefeito de Congonhas Anderson Cabido tem mais chances de vencer as eleições no próximo domingo. O candidato do PSB lidera a corrida eleitoral deste ano, com 30,75% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o atual prefeito Dr. Claudio-Dinho (PSD), com 21,5%, e Christian (PL), com 19,75%. Rafael-Duda (PSTU) soma 0,5% e Coelho (PDT) 0,25%. Esse levantamento estimulado, quando os pesquisadores mostram os nomes dos candidatos ao eleitor, aponta ainda 6,25% para ninguém/branco/nulo e 21% de indecisos.
Considerando apenas os votos válidos, quando são eliminados os percentuais de brancos e nulos, além do total de eleitores que não quiseram ou não souberam responder à pesquisa, Cabido soma 42,27%, seguido por Dr. Claudio-Dinho (29,55%) e Christian (27,15%). Rafael-Duda e Coelho não alcançaram 1% neste cenário.
Na abordagem espontânea, sem a citação dos nomes na disputa pela prefeitura, Anderson Cabido foi citado como favorito por 25,75% dos ouvidos, enquanto que Dr Claudio-Dinho obteve 19,75%, seguido por Christian (13,25%). Para 34,75% dos eleitores entrevistados pelo SigDados nessa abordagem o voto para prefeito de Congonhas ainda não está definido, e 5,75% disseram optar pelo voto branco ou nulo.
Mais de 60% já decidiram como votar
O SigDados também perguntou se a escolha do voto (no cenário estimulado) é definitiva ou pode mudar até o próximo domingo. Para 62,25% nada mudará até as eleições, enquanto 33,5% afirmaram que podem mudar de opinião caso algo aconteça, e 4,25% não souberam ou não quiseram responder.
Atual prefeito é o mais rejeitado
Os eleitores de Congonhas também responderam ao SigDados sobre em que candidatos não votariam de jeito nenhum. Claudio-Dinho (PSD) foi rejeitado por 21,75%. Três candidatos estão empatados na margem de erro, de 4,9 pontos, para cima ou para baixo: Christian (PL) com 13%, Anderson Cabido (PSB) com 12,25% e Coelho (PDT) com 12%. A menor rejeição é apurada é a de Rafael-Duda (PSTU) que recebeu 4% das citações.
Pesquisa
A soma dos percentuais pode não chegar a 100% em razão do arredondamento das casas decimais. A pesquisa quantitativa, de survey, consistiu na realização de entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, conduzidas por profissionais treinados, com a aplicação de questionários estruturados a uma amostra representativa da população votante a partir de 16 anos no município de Congonhas - MG. Foram entrevistados 400 eleitores.
A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança, 95%. A pesquisa, registrada no TRE sob o nº MG-09564/2024, foi contratada pela Impactto Comunicação/Grupo Impactto e realizada pelo Instituto SigDados nos dias 27 e 28 de setembro de 2024.
Leia também: